Professora Luciene Rodrigues, do Departamento de Economia (Fotos: Ítalo Roberto)

“Serei eternamente Unimontes”. A declaração é da professora Luciene Rodrigues, que foi homenageada pelos seus colegas do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros, na manhã desta terça-feira (13/8), ao se aposentar da instituição. Ela foi a primeira professora da Unimontes a obter o título de doutora.

A sessão de homenagem foi realizada no auditório do prédio 1 do campus-sede. Além dos docentes do Departamento de Economia, participaram professores do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial e do Departamento de Política e Ciências Sociais, além de acadêmicos.

Representando o reitor Antônio Alvimar Souza, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Rocha Vieira, enalteceu o trabalho a dedicação da colega que agora se aposentou da Unimontes. “A nossa gratidão à professora Luciene Cordeiro por tudo que fez pela Universidade, pelos demais professores e pelos alunos”, afirmou o pró-reitor, que também é docente do Departamento de Economia.

Professores do Departamento de Economia organizaram a homenagem

A professora Maria Railma Alves, chefe do Departamento de Política e Ciências Sociais, lembrou que “o maior patrimônio da Universidade são as pessoas. E a professora Luciene Rodrigues exemplifica esse patrimônio”. A professora Tânia Marta Maia Fialho, coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Econômico, ressaltou a contribuição de Luciene Rodrigues ao programa Stricto sensu.

Também integrante do Departamento de Economia, o professor Geraldo Antônio Reis destacou que a homenagem ocorre justamente em 13 de agosto, Dia do Economista. “Esta é uma feliz coincidência, pois a professora Luciene Rodrigues é um expoente do Departamento de Economia da Unimontes”, afirmou Geraldo Reis. Outros docentes e acadêmicos também ressaltam o trabalho e trajetória da docente.

Ao final, muito emocionada, a professora Luciene Rodrigues agradeceu a homenagem e fez um relato sobre sua dedicação e apreço com a Universidade. ‘Serei eternamente grata à Unimontes. A Universidade é muito mais do que um local de trabalho. Foi onde consegui exercer a minha profissão. Sou eternamente Unimontes porque o trabalho não acaba aqui’, disse Luciene Rodrigues, destacando também a importância da universidade pela “construção do ensino de qualidade”.

CURRÍCULO

A professora Luciene Rodrigues ingressou na Universidade Estadual de Montes Claros em 1988. Ela concluiu mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS/1992), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP/1998) e pós-doutorado em Sociologia Econômica pela Universidade de Nova Lisboa – Portugal (2007).

Foi professor visitante da Universidade de Utah (EUA) em 2003, e da Université Catholique de Louvain – UCL (Bélgica), 2013/2014.

Na Unimontes, a professora Luciene Rodrigues foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social – PPGDS. Entre outras atividades, liderou o grupo de Pesquisa institucionalizado na Unimontes/CNPq “Economia Social e Desenvolvimento”. É pesquisadora associada do CesNova, da Universidade Nova de Lisboa e integrou o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial.

TAGS:PRPG

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes