O Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) e o Programa de Residência Multiprofissional – Saúde da Mulher, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) realizaram, nessa terça-feira (8/3), a primeira série de ações na unidade para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Pela manhã, servidoras, pacientes e acompanhantes foram presenteadas com rosas ao som de Fagner, Djavan e outros nomes da MPB na voz do servidor Manoel da Fátima, que trabalha no setor de Radiologia. “O Manoel é sempre um parceiro e cativa, canta e encanta a todos os presentes”, afirma Adilson Cardoso, do GTH, coordenador das intervenções.

CUIDADOS COM A SAÚDE

Das 9 às 17 horas, enfermeiras residentes do Programa Saúde da Mulher orientaram centenas de mulheres no HUCF. Em frente ao Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan), numa tenda educativa e com o apoio da Associação das Voluntárias e Amigas do HU (AVAHU), transeuntes e frequentadores do Hospital puderam aferir pressão arterial e, ainda, testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Os casos detectados foram encaminhados ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Município.

Para a enfermeira e residente Débora Andrade, a simples distribuição de preservativos foi um ponto de destaque. “Precisamos sensibilizar as mulheres para a importância do uso de preservativos – tanto masculinas quanto femininas. Os casos de sífilis estão aumentando assustadoramente. Uma pesquisa realizada na Maternidade Maria Barbosa do HUCF com 2.187 mulheres apresentou um índice alto, mas no resto do País há um registro de queda, conforme divulgou o Ministério da Saúde”.

Juliana Aguiar, enfermeira, afirma que é necessário o empoderamento da mulher quanto ao uso do preservativo. “A camisinha, como é popularmente conhecida, ainda está ligada à traição em relacionamento. Muitas pessoas associam assim, mas é algo equivocado. Não deve ser somente evitado o uso para gravidez e sim para as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A mulher, na maioria das vezes, não tem o poder de negociação para o uso da camisinha”.

TERAPIA DA BELEZA – Por motivos de força maior, o projeto terapia da beleza, que estava agendado também para esta terça-feira, foi adiado para esta quinta-feira, dia 10, de 18 às 21 horas, com a equipe de Neila Ester, diretora independente da Mary Kay. Serão atendidas entre pacientes, acompanhantes e servidoras do HUCF.

Foto: Andréia Fróes | Ascom

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia