Em consonância com a grande mobilização do Governo de Minas para a redução drástica dos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, tendo em vista os números significativos dos casos de Dengue em várias partes do Estado – inclusive Montes Claros –, o programa Poupança Jovempromoverá uma campanha de apelo popular de combate à doença na próxima sexta-feira (19/04). A Universidade Estadual de Montes Claros, responsável pela gestão do programa no município, é uma das parceiras da iniciativa.

A ação reunirá 1,5 mil alunos dos beneficiados pelo programa em Montes Claros – estudantes do ensino médio da rede estadual –, de 14 às 17 horas, com concentração na Praça Doutor Chaves (da Matriz) e passeata pelas ruas centrais da cidade – com retorno à referida praça.

A 22ª Superintendência Regional de Ensino, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência Regional de Saúde e Centro Municipal de Controle de Zoonoses também são apoiadores da campanha. A Banda de Música do 10º Batalhão da PM participará dos trabalhos.

Palestras

Além da caminhada, a campanha terá outro momento no mês que vem. Os alunos do Poupança Jovem participarão, em maio, de um ciclo de palestras coordenado pelo Centro Municipal de Controle de Zoonoses. As conferências serão realizadas nas escolas da rede estadual de ensino, com abordagem em temáticas voltadas para a doença (riscos e os cuidados necessários para se evitar o avanço).

O Programa

O programa Poupança Jovem é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e coordenado em Montes Claros pela Unimontes. Suas ações são voltadas para estudantes matriculados no ensino médio da rede pública estadual. Atualmente, o programa atende a 13,5 mil alunos de 41 escolas.

De acordo com dispositivos do programa, para cada ano concluído o estudante recebe benefício de R$ 1 mil. Ao final de três anos, são depositados R$ 3 mil na conta do estudante pelo Governo de Minas. Só terá direito ao saque dos recursos, o aluno que concluir regularmente o ensino médio e cumprir as metas e obrigações do Poupança Jovem.

Mais informações pelos telefones (38) 3214-4378 e 3214-4383.