O presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG), monsenhor Lázaro de Assis Pinto, foi escolhido para ser homenageado como patrono geral na solenidade de outorga de grau unificada da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que acontecerá em dezembro de 2012. Na última quarta-feira (1º/08), o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, foi recebido em audiência pelo presidente do CEE/MG e, na oportunidade, comunicou a ele sua escolha para ser o patrono geral dos graduandos nos cursos de graduação no ano em que a instituição comemora 50 anos de ensino superior no Norte de Minas.

Foi feita a entrega do documento ao monsenhor Lázaro de Assis Pinto oficializando o convite para a solenidade de outorga de grau unificada. “A escolha do presidente do Conselho Estadual de Educação como patrono geral no momento em que a Unimontes comemora 50 anos é de grande relevância e plenamente justa, pois o monsenhor Lázaro teve uma participação decisiva no reconhecimento da importância da nossa instituição no Estado de Minas Gerais e no Brasil”, afirma João Canela. “A reação do homenageado ao receber a notícia da sua escolha foi de muita alegria e satisfação”, acrescentou.

Reunião Unimontes no CEEO reitor esteve acompanhado do ex-reitor e ex-integrante do Conselho Estadual de Educação, professor José Geraldo de Freitas Drumond. Na oportunidade, também foi discutida a deliberação do Conselho para que Unimontes continue a oferecer os cursos de educação profissional e tecnológica no âmbito do Programa da Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Os cursos profissionalizantes do e-Tec são oferecidos pelo sistema de educação a distância, resultantes da parceria entre o Ministério da Educação – por meio das Secretarias de Educação a Distancia (SEED) e de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) –, universidades e escolas técnicas estaduais e federais. Através do programa, são ministrados pelo Centro de Educação a Distância (CEAD) da Unimontes cursos nas áreas de Agronegócios, Atividades do Comércio, Gestão em Serviços de Saúde, Informática, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental.

CURRÍCULO – Natural de Cláudio (região Central do Estado), professor de Filosofia e História, o monsenhor Lázaro de Assis Pinto já exerceu vários cargos antes de assumir a presidência do Conselho Estadual de Educação. Foi assessor da Secretaria de Estado de Segurança Pública e desenvolveu carreira acadêmica na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). No âmbito daquela instituição, entre outras funções, foi professor de Cultura Religiosa, coordenador do Curso de Filosofia com Formação Presbiterial, diretor do Instituto de Ciências Humanas, vice-reitor e reitor.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia