As mulheres exercem lideranças em diversos setores da sociedade, mostrando protagonismo também na ciência. Com esse reconhecimento, foi realizada nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a entrega do Prêmio “Mulheres em Destaque na Ciência” – primeira edição, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa.

A cerimônia aconteceu na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria). A premiação foi entregue a seis pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento da universidade.

Pesquisadoras premiadas posam para foto (Neto Macedo/Ascom)

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. Ele destacou que a iniciativa mostra a valorização do sexo feminino na universidade em outros segmentos da comunidade.

“Esse prêmio revela o reconhecimento do protagonismo das mulheres nos diversos setores da sociedade e também na ciência”, ressaltou o vice-reitor, cumprimentando as mulheres da instituição – professoras, pesquisadoras, servidoras e alunas, pelo Dia Internacional da Mulher.

“Estamos vivendo um novo tempo de crescimento da universidade, que envolve o ensino, a pesquisa, a extensão e também a transformação das pessoas”, afirmou o professor Dalton Caldeira Rocha.

A pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, destacou que o Prêmio “Mulheres em Destaque na Ciência” foi instituído com o objetivo de reconhecer, estimular, valorizar e dar visibilidade às professoras e pesquisadores da Universidade “envolvidas na solução dos grandes desafios da humanidade por meio da ciência, tecnologia e inovação.

Foto: Neto Macedo/Ascom

“A ideia é inspirar a comunidade científica nas diferentes áreas do conhecimento e contribuir para mitigar as desigualdades de gênero na ciência”, enfatizou a pró-reitora.

Ainda na oportunidade, a professora e pesquisadora Romilda Sérgia de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Estudos Espaço Feminino da Unimontes, proferiu a palestra “Mulheres e Universidade: desafios sociais e políticos”. Ela abordou a ocupação dos espaços na sociedade pelo sexo feminino. Destacou que na Unimontes, mais da metade do corpo docente e servidores (52,77%) é formada por mulheres.

AS PESQUISADORAS PREMIADAS

Em sua primeira edição, o Prêmio “Mulheres em Destaque na Ciência” da Unimontes foi conferido às seguintes pesquisadoras:

• Professora Vanessa de Andrade Royo – Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – atua com a linha de pesquisa “Química de produtos naturais”, com destaque para a “lenha ecológica”, obtida a partir do coco macaúba.
  • Professora Marise Fagundes Silveira, do Departamento de Ciências Exatas – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – realiza estudos o uso de estatísticas na área de saúde, destacando pesquisas relacionadas ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e ao uso da internet.
  • Professora Cinara da Cunha Siqueira Carvalho, Departamento de Ciências Agrárias – Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (Campus de Janaúba) – realiza pesquisas sobre o manejo e a alimentação de animais no clima semiárido.
  • Professora Andrea Eleutério de Barros Lima Martins, Departamento de Odontologia – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) – trabalha com estudos do Letramento em saúde. Trata-se do conceito de promoção da saúde como um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da qualidade de vida e saúde.
  • Professora Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimontes – atua com pesquisas educacionais, considerando a educação como instrumento de melhoria da qualidade de vida.
  • Professora Tânia Marta Maia Fialho, Departamento de Economia, de Ciências Sociais Aplicadas – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico – uma das primeiras pesquisadoras da Unimontes, trabalha com a linha de pesquisa “desenvolvimento econômico”. Um dos seus estudos mais recentes aborda a inclusão financeira das pessoas.
Clique aqui e veja a apresentação de todas as pesquisadoras premiadas.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes