As mulheres exercem lideranças em diversos setores da sociedade, mostrando protagonismo também na ciência. Com esse reconhecimento, foi realizada nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a entrega do Prêmio “Mulheres em Destaque na Ciência” – primeira edição, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa.
A cerimônia aconteceu na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria). A premiação foi entregue a seis pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento da universidade.
A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. Ele destacou que a iniciativa mostra a valorização do sexo feminino na universidade em outros segmentos da comunidade.
“Esse prêmio revela o reconhecimento do protagonismo das mulheres nos diversos setores da sociedade e também na ciência”, ressaltou o vice-reitor, cumprimentando as mulheres da instituição – professoras, pesquisadoras, servidoras e alunas, pelo Dia Internacional da Mulher.
“Estamos vivendo um novo tempo de crescimento da universidade, que envolve o ensino, a pesquisa, a extensão e também a transformação das pessoas”, afirmou o professor Dalton Caldeira Rocha.
A pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, destacou que o Prêmio “Mulheres em Destaque na Ciência” foi instituído com o objetivo de reconhecer, estimular, valorizar e dar visibilidade às professoras e pesquisadores da Universidade “envolvidas na solução dos grandes desafios da humanidade por meio da ciência, tecnologia e inovação.
“A ideia é inspirar a comunidade científica nas diferentes áreas do conhecimento e contribuir para mitigar as desigualdades de gênero na ciência”, enfatizou a pró-reitora.
Ainda na oportunidade, a professora e pesquisadora Romilda Sérgia de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Estudos Espaço Feminino da Unimontes, proferiu a palestra “Mulheres e Universidade: desafios sociais e políticos”. Ela abordou a ocupação dos espaços na sociedade pelo sexo feminino. Destacou que na Unimontes, mais da metade do corpo docente e servidores (52,77%) é formada por mulheres.
AS PESQUISADORAS PREMIADAS
Em sua primeira edição, o Prêmio “Mulheres em Destaque na Ciência” da Unimontes foi conferido às seguintes pesquisadoras:
- Professora Vanessa de Andrade Royo – Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – atua com a linha de pesquisa “Química de produtos naturais”, com destaque para a “lenha ecológica”, obtida a partir do coco macaúba.
- Professora Marise Fagundes Silveira, do Departamento de Ciências Exatas – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – realiza estudos o uso de estatísticas na área de saúde, destacando pesquisas relacionadas ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e ao uso da internet.
- Professora Cinara da Cunha Siqueira Carvalho, Departamento de Ciências Agrárias – Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (Campus de Janaúba) – realiza pesquisas sobre o manejo e a alimentação de animais no clima semiárido.
- Professora Andrea Eleutério de Barros Lima Martins, Departamento de Odontologia – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) – trabalha com estudos do Letramento em saúde. Trata-se do conceito de promoção da saúde como um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da qualidade de vida e saúde.
- Professora Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimontes – atua com pesquisas educacionais, considerando a educação como instrumento de melhoria da qualidade de vida.
- Professora Tânia Marta Maia Fialho, Departamento de Economia, de Ciências Sociais Aplicadas – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico – uma das primeiras pesquisadoras da Unimontes, trabalha com a linha de pesquisa “desenvolvimento econômico”. Um dos seus estudos mais recentes aborda a inclusão financeira das pessoas.