Prêmio de reconhecimento aos melhores do esporte em Montes Claros no ano de 2012, o XI Troféu Bola Cheia/Unimontes será entregue nesta terça-feira (09/04), às 19h30, em solenidade na sede da 11ª Sub-Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Ibituruna. Serão agraciadas 68 pessoas, entre atletas, técnicos e árbitros em 22 modalidades. Também haverá homenagens de caráter histórico e/ou social – incluindo o esporte paralímpico. A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das promotoras do evento.

A comenda foi criada em 2003 em homenagem a Marcelino Paz do Nascimento (in memoriam), montes-clarense que se projetou como jogador de futebol (lateral esquerdo) do Atlético e Flamengo. Também foi treinador dos clubes locais Ateneu e Cassimiro de Abreu.

Confira a lista completa dos homenageados

Assim como nos outros anos, o evento receberá convidados especiais. O presidente do Clube Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, acompanhará a entrega do XI Troféu Bola Cheia/Unimontes, juntamente com os jornalistas Maíra Lemos (Rede Globo Minas) e Júnior Brasil (Rádio Itatiaia/BH). Nascido em Pirapora, o conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – e também conselheiro Grande Benemérito do Atlético – Wanderley Ávila será homenageado como “Norte-mineiro de Projeção”.

“Vitalidade”

Alexandre Kalil

Presidente do Atlético, Alexandre Kalil prestigia o XI Troféu Bola Cheia/Unimontes (divulgação)

“Além de um agente na promoção de talentos, o esporte é um dos mais eficazes instrumentos de inclusão social. O Troféu Bola Cheia é um reconhecimento à vitalidade esportiva de Montes Claros e do Norte de Minas”, destaca o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que presidirá a solenidade.

A escolha dos homenageados é definida pelo critério técnico. Receberão os troféus aqueles que se destacaram em competições com calendários regulares, seja em nível local, regional, estadual, nacional e até internacional. Entre os agraciados está Guilherme Andrade, que começou a carreira no futebol de base de Montes Claros e no ano passado conquistou o título do mundial interclubes, no Japão, como atleta do Corinthians.

Homenageados em suas respectivas modalidades, Júlio César Oliveira (Jiu Jitsu), Renata Furletti (Squash) e Gessiane Araújo (Basquete) concorrem, ainda, ao prêmio de atleta do ano pelos resultados de expressão obtidos no ano passado. A escolha foi feita por votação popular no portal da Intertv Grande Minas (afiliada Rede Globo). O anúncio acontecerá somente ao final da solenidade. Para essa disputa específica, foi definido como critério o fato de o atleta ter cumprido a agenda de treinos integralmente na cidade.

Para o coordenador geral do Prêmio, Denarte D’Ávila, a participação de personalidades de expressão no cenário do futebol mineiro e brasileiro é mais um reconhecimento ao “Bola Cheia/Unimontes” como uma das principais homenagens do interior do Estado.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia