A substância angiotesina-(1-7) presente nos organismos dos animais pode ser usada com eficácia no tratamento da obesidade. Esta é a conclusão de pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Montes Claros, premiada como um dos três melhores trabalhos apresentados no IX Simpósio Internacional de Peptídeos Vasoativos, realizado recentemente, em Belo Horizonte. O estudo é de autoria de João Marcus Oliveira Andrade, graduado em Enfermagem e aluno do doutorado em Ciências da Saúde da Unimontes, que teve como orientador o professor Sérgio Henrique Souza Santos.

A pesquisa é intitulada “Interação entre o eixo Angiotensina-(1-7)/Mas e Sirtuínas no tecido adiposo e no metabolismo de camundongos alimentados com dieta hiperlipídica – (Cross talk between angiotensin-(1-7)/mas axis sirtuins in adipose tissue metabolism of high-fat feed Mice).

O Simpósio Internacional de Peptídeos Vasoativos é um dos mais importantes eventos da área do mundo. Foram apresentados cerca de 150 trabalhos de pesquisadores de 15 países. Uma comissão internacional selecionou os três melhores trabalhos premiados durante o simpósio.

Os peptídeos vasoativos regulam diversas funções do organismo, como a pressão arterial. Entre os mais importantes peptídeos vasoativos estão os componentes do Sistema Renina-Angiotensina.

No Hospital Universitário

Professor Sérgio Henrique Souza Santos e pesquisador João Marcus Oliveira

Professor Sérgio Henrique Souza Santos e pesquisador João Marcus Oliveira (foto: divulgação)

As atividades do experimento foram realizadas durante um ano, no Laboratório de Pesquisa em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria. Conforme explica o pesquisador João Marcus Oliveira Andrade, o experimento foi feito com a aplicação Angiotensina-(1-7) em cobaias (camundongos) com obesidade. “Foi verificado que os animais tratados com o peptídeo tiveram reversão de obesidade, diminuindo os índices de colesterol, triglicerídeos e glicose, com significativa melhora na sensibilidade à insulina e tolerância à glicose”, informa o autor do estudo.

Parte do trabalho premiado foi publicada recentemente numa das melhores revistas da área no mundo (Hypertension, fator de impacto 6,20).

A importância da premiação da pesquisa foi destacada pelo professor Sérgio Henrique Souza Santos. “O reconhecimento internacional ao trabalho um evento tão importante como o Simpósio Internacional de Peptídeos Vasoativos coroa o esforço que nosso grupo de pesquisa tem feito nos últimos dois anos. Mudamos o patamar da Unimontes com o doutorado na Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), levando o nome desta instituição para diversos países também com publicações em revistas de alto fator de impacto, que são as mais lidas do mundo nas respectivas áreas”, afirma Souza Santos.