O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, recebeu na última semana, a visita de cortesia de dois prefeitos eleitos na região de abrangência da instituição. Nos encontros com o prefeito eleito de Buritizeiro, Anderson Braga, e de Januária, Marcelo Félix Alves de Araújo, foram abordadas as demandas locais que possam contribuir com a ampliação do trabalho da Unimontes nestas cidades.

Eleito para a próxima gestão, Ânderson Braga esteve acompanhado da ex-coordenadora do polo EAD, professora Dulce Maria, do diretor do CEAD/Unimontes, professor Fernando Guilherme Veloso Queiroz e da coordenadora de projetos do CEAD/Unimontes, professora Maria Ângela Lopes Dumont de Macedo. Na oportunidade, o prefeito eleito abordou uma demanda apresentada durante a transição das gestões, entre as quais ampliar a atuação da Universidade na região a partir do ensino a distância.

O município destaca como vocação o agronegócio, com produção já consolidada de algodão, café e soja, sendo a região considerada a 4ª maior em extensão em Minas Gerais. “Não há dúvida que a Universidade promove a integração regional. E o município quer fazer parte dessa provocação que tem alavancado também o desenvolvimento humano”, ponderou o prefeito de Buritizeiro.

O reitor João Canela adiantou que há, em parceria com o CEA/Unimontes, estudos no sentido de contemplar demandas da Universidade apresentadas ao Ministério da Educação (MEC). “A educação a distância é a saída para o futuro e para quem não tem acesso ao ensino superior”, explicou o reitor, afirmando que a Unimontes está sempre aberta ao diálogo.

JANUÁRIA

Eleito para a próxima gestão em Januária, Norte de Minas, Marcelo Félix esteve acompanhado pelo vice-prefeito eleito Anizio Alves Filho, e da professora Joanice Ferreira Meireles e do professor Sidiney Olimpio, integrantes da equipe de transição.

Na audiência, propuseram incrementar a parceria entre a administração municipal e a Universidade, especialmente para o funcionamento pleno do campus de Januária – com a oferta dos cursos de Pedagogia e Educação Física. “Investir na educação superior é gerar desenvolvimento e qualificar pessoas, é torná-las mais aptas ao mercado de trabalho. Sabemos que, no Brasil, e particularmente em nossa região, há um número reduzido de profissionais com diploma de nível superior. Estimular a formação intelectual é promover significativos avanços, a presença de uma instituição pública que desenvolve educação de qualidade deve ser plenamente estimulada”, afirmou Marcelo.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, também manifestou a intenção de fortalecer os laços entre a Unimontes e a administração de Januária e salientou que estimular a parceria entre a instituição e o município propiciará conquistas tanto para a comunidade acadêmica quanto para o desenvolvimento da cidade. “Januária possui tradições culturais, riquezas naturais e é um polo referência para o Norte de Minas, a Unimontes deve permanentemente estimular e fomentar mecanismos que colaborem para a ampliação do elo que une a cidade à Universidade, assim o município e o ensino superior sairão conjuntamente fortalecidos”, frisou o reitor.

O reitor sugeriu que o Museu Regional do Norte de Minas, que pertence a Universidade, e a Prefeitura estejam em sintonia para formulação de um acervo e um arquivo sobre a história da cidade e de seu povo. Além da possibilidade de implantar no campus de Januária um espaço destinado à promoção da cultura januarense.

Durante a reunião Marcelo Félix adiantou que, nos primeiros meses após a posse, formulará proposta de implantação de novos cursos em Januária por meio do Centro de Educação a Distância. “Estamos dispostos a colaborar em tudo o que for possível com a Unimontes, esta Universidade é reconhecida pela seriedade e pela capacidade de promover pesquisas, conhecimentos e formação intelectual”, finalizou.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia