A prefeita eleita de Bocaiuva (Norte de Minas), Marisa de Souza Alves (PMDB), fez uma visita de cortesia ao campus da Universidade Estadual de Montes Claros na última semana (12/12). Em audiência com o reitor, professor João dos Reis Canela, e com vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, falou sobre a possibilidade de incrementar as parcerias entre o município e a Universidade a partir de janeiro.

“Quero fortalecer as parcerias com a Unimontes, pois considero a Universidade como uma importante instituição, de credibilidade e altamente comprometida com o desenvolvimento da região”, disse. Também participaram da reunião o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto, e a pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.

Durante o encontro, o reitor João dos Reis Canela informou que a atuação da Unimontes em Bocaiuva permanecerá consolidada e sustentada pelas parcerias, especialmente, com a gestão do município. Ele esclareceu que, conforme proposta encaminhada ao Conselho Universitário da Unimontes (Consu), algumas mudanças poderão acontecer na oferta de cursos na área de abrangência da Unimontes, que inclui o campus de Bocaiuva.

RODÍZIO

Entre as sugestões, a possibilidade de rodízio de cursos. Atualmente, o campus da Unimontes naquele município oferece as graduações de Química e Física, desde 2009. Em curto prazo, ambos poderão funcionar no campus-sede em Montes Claros.

“Manter as estruturas de cada campus é um desafio, mas a Unimontes se esforça para cada vez mais aproximar-se dos gestores municipais e dar continuidade ao compromisso com o Ensino Superior: formar profissionais de excelência”, avaliou o reitor João Canela.

Assistente social, Marisa Alves enalteceu a importância da Unimontes em Bocaiuva e nas cidades circunvizinhas e sugeriu um plano de estudo para que o município, junto com a Universidade, possa oferecer cursos técnicos e de educação a distancia. “Temos uma demanda grande na microrregião de Bocaiuva, sobretudo, nas áreas da Metalurgia, Industrial, Agronegócio, Administração, Empreendedorismo e Pedagogia. Bocaiuva está localizada em uma região estratégica entre o Norte de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha com vocações para diversas áreas e a Unimontes faz parte desse crescimento”.
Para a próxima gestão, segundo a chefe do Executivo eleita em Bocaiuva, a proposta é continuar com as parcerias que dão resultado, “que colaboram com o desenvolvimento da nossa região e com a formação das pessoas e nesse contexto a Unimontes é o principal instrumento de contribuição”.

O vice-reitor, professor Antonio Alvimar de Souza, enalteceu que Bocaiuva é um polo importante para a Unimontes, com uma população dinâmica e preocupada com a formação educacional. “Só no período noturno, são vinte ônibus que chegam aqui no campus-sede vindos de Bocaiuva e cidades vizinhas. Pessoas que têm o desejo de estudar e que são comprometidas com os cursos escolhidos. Além disso, temos que exaltar a relevância intelectual dessa região que leva muitos atores para diversas áreas do País”.

BOCAIUVA

O município está a 369 quilômetros de Belo Horizonte e a 42 KM de Montes Claros. A população estimada é de quase 47 mil habitantes. Faz parte da microrregião do Portal do Norte, onde estão inseridos os municípios de Engenheiro Navarro, Guaraciama, Olhos D Água e Francisco Dumont.

No município está localizado o maior assentamento de Reforma Agrária da América Latina “Herbert de Souza” com 24,2 mil hectares. O assentamento foi criado em 1998, em terras desapropriadas de antigas empresas do distrito de Engenheiro Dolabela.