“A Universidade Estadual de Montes Claros em tão pouco tempo alcançou o status de Universidade modelo de Educação a Distância no Brasil. Além disso, conseguiu aliar os pilares ensino, pesquisa e extensão ao compromisso de ser também uma Universidade cidadã na transformação regional”. A observação é do diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), professor João Carlos Teatini, durante visita ao campus-sede da Unimontes, nesta terça-feira (30/07).
Na oportunidade, ele participou de encontro com o reitor João dos Reis Canela e com o subsecretário de Estado de Ensino Superior, Cláudio Batista Vieira, que contou, também, com a participação da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida e do coordenador pedagógico da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec), Gilberto Caixeta, além de pró-reitores, diretores de centros e equipe gestora do Centro de Educação a Distância (CEAD).
O diretor de Educação a Distância, João Carlos Teatini, fez uma análise da implantação do Ensino a distância no Brasil, os avanços e conquistas, com evidência ao crescimento das universidades federais, estaduais e institutos de educação. Salientou que a Universidade Estadual de Montes Claros deve aproveitar ao máximo o apoio e investimentos dispensados à educação a distância e concluiu: “precisamos de mais universidades-cidadãs no Brasil como a Unimontes”.Teatini discorreu também sobre a implantação do sistema de educação a distância pela Capes e os vários programas associados, dentre os quais a Universidade Aberta do Brasil: um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior na metodologia da educação a distância. “O desafio atual está na implantação dos mestrados profissionais”, observou.
O reitor João Canela destacou a importância da visita do diretor de Educação a Distância da Capes e ressaltou o trabalho feito pela Unimontes ao longo dos anos em favor da consolidação do ensino superior e do desenvolvimento regional. Fez uma referência especial às ações realizadas no âmbito da educação a distância com o apoio dos governos federal e estadual e a parceria de órgãos governamentais como a Capes e a Uaitec.
Já a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida destacou a qualidade dos cursos a distância ministrados pela Unimontes, frisando que a instituição é diferenciada pelo seu compromisso com os programas sociais. Ela fez questão de enaltecer a excelência do corpo de servidores e a competência dos professores do Centro de Educação a Distância, “que contribuíram para que a Unimontes atingisse o grau de referência nacional na importante área”.
Por sua vez, o subsecretário de Estado de Ensino Superior, Cláudio Batista, destacou que o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, trabalha efetivamente na implantação de uma universidade-cidadã e que a Unimontes é um exemplo disso. “Nas ações de desenvolvimento científico, de inovação tecnológica e de responsabilidade social a Unimontes inova e por isso se transformou em referência nacional em EAD”, concluiu. Salientou ainda que a Universidade Estadual de Montes Claros irá liderar o ensino a distância nos 53 polos da Uaitec no Estado, onde se pretende formar mais de 20 mil acadêmicos nos próximos anos.
Ainda no campus-sede da Unimontes o dirigente da Capes visitou as dependências do Centro de Educação a Distância. Na segunda-feira (29), Teatini participou também de solenidade de outorga de grau de 32 alunos do curso de Letras/Espanhol ministrado pela UAB/Unimontes no campus de Januária.