As principais atividades desenvolvidas nas primeiras séries iniciais do Ensino Básico serão discutidas, de forma lúdica, no Campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Almenara (Vale do Jequitinhonha). O evento será nesta sexta-feira (18/8), a partir das 19h30, com o tema: “Cadê a Tela que Pintei? O Gato Comeu: As práticas vivenciadas na educação infantil”.

A iniciativa é do Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Unimontes, como resultado de um trabalho articulado pela coordenação e professores do curso de Pedagogia do Campus de Almenara com as escolas de educação infantil da rede municipal e particulares de três cidades da região: Almenara, Jacinto e Mata Verde.

O trabalho está inserido na disciplina Estágios e Práticas Escolares para Educação Infantil e pautado no Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso de Pedagogia. Envolve também o Núcleo de Estágio Supervisionado e de Práticas Escolares.

O público-alvo é formado por acadêmicos, professores e convidados das escolas parceiras. As atividades são organizadas pela professora Maria Verônica Fernandes de Carvalho. Ela explica que o objetivo é proporcionar o diálogo entre os acadêmicos de Pedagogia e os professores e supervisores das escolas de educação infantil da região.

Haverá roda de conversa, com a participação dos alunos de Pedagogia, professores, supervisores e diretores das escolas do campo de estágio, por meio do relato de experiências e o uso de recursos lúdicos.

ATIVIDADES PROGRAMADAS

As atividades serão desenvolvidas nas seguintes temáticas: “Tessitura do Estágio e a Pesquisa”, “Brinquedos: Sucata e Ritmo”, “A Livre Escrita”, “Bricolagem: uma Maneira de Recontar”, “Riscos e Rabiscos”, “Vamos Respeitar?” “Esse não é meu tempo mamãe!” e “Corpo e Movimento – Espaço e Forma”. O encontro será encerrado com a apresentação teatral “E agora professor?”

ESCOLAS PARCEIRAS

As escolas parceiras são o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Delavigne Ferreira Santos, Centro Educacional João e Maria, Pré-Escolar Municipal Canto de Aprender, Pré-Escolar Municipal Edna Costa, Pré-Escolar Municipal São José e Pré-Escolar Municipal Sorriso da Criança.

“As práticas vivenciadas na educação infantil”
Data: sexta-feira (18/08/2017)
Onde: Auditório do Campus da Unimontes em Almenara
Público-alvo: acadêmicos, professores e convidados