
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, neste mês, a visita do professor Mario Cardano, mestre em Filosofia e doutor em Sociologia, docente da Universidade de Turim, na Itália. Reconhecido internacionalmente por suas contribuições à pesquisa qualitativa, o professor mantém uma estreita relação com o Laboratório de Estudos em Pesquisas Qualitativas Interdisciplinares em Saúde (LabQuali), onde participa de projetos, colaborações e orientações.
Autor do livro Em Defesa da Pesquisa Qualitativa: desenho, análise de dados e textualização, publicado pela Editora Unimontes, Cardano tem desempenhado papel importante na consolidação das abordagens qualitativas na pesquisa em saúde.
A acolhida ao professor teve início com um café da manhã no Parque Municipal, promovido pelos membros do LabQuali. A programação da visita incluiu uma série de atividades acadêmicas e de divulgação científica.

I QualiBeer
Na terça-feira (15/07), o professor foi o primeiro convidado do I QualiBeer, evento científico realizado em um bar da cidade com o objetivo de aproximar a produção acadêmica da comunidade por meio da popularização da ciência. Na ocasião, Cardano proferiu a palestra “Avaliação de políticas e serviços de saúde através de métodos qualitativos”.
Podcast
Na quarta-feira (16/07), o professor participou da gravação do podcast Ciência que Escuta, do LabQuali, em que discutiu a relevância das pesquisas qualitativas e seu impacto no avanço da ciência. Durante sua visita, também participou de reuniões de orientação com discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado, além de contribuir com discussões junto ao Grupo de Pesquisa Vacina Sim.
A presença do professor Mario Cardano representou uma “valiosa oportunidade para o fortalecimento da pesquisa qualitativa na universidade”, segundo a coordenadora do PPGCS, professora Cristina Andrade Sampaio. Ela destacou ainda o intercâmbio de saberes proporcionado pela visita, que resultou em uma “contribuição significativa para o desenvolvimento científico local”.
Fotos Arquivo Pessoal


