O projeto Giro Jovem foi lançado oficialmente no polo de Montes Claros na manhã desta quarta-feira, no campus-sede da Unimontes (Bruno de Souza)

Foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (27), no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), as atividades do projeto “Giro Jovem”, com 1,3 mil alunos da área urbana e da zona rural de escolas públicas estaduais do ensino médio atendidos pelo Programa Poupança Jovem no município. As atividades prosseguem até esta quinta-feira, na quadra 2 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício.

O “Giro Jovem” é uma iniciativa voltada para a formação dos jovens beneficiados pelo programa, com a realização de palestras, debates e dinâmicas, além de oficinas e eventos culturais. As atividades focalizam temáticas ligadas à arte, cultura e empreendedorismo. “A proposta é trabalhar com questões extraclasse que possam despertar talentos e as vocações dos alunos; uma contribuição para o futuro profissional deles”, destaca a coordenadora do Poupança Jovem no município, Kelly Cristina Soares Baldez.

Ao longo do ano serão realizados outros eventos semelhantes com a participação dos cerca de 13 mil alunos de 37 escolas estaduais atendidos pelo Programa Poupança Jovem em Montes Claros. Conforme o cronograma de gestão, elas estão divididas em 10 regionais.

No lançamento do “Giro Jovem”, estiveram presentes ao campus-sede os alunos atendidos pelo Poupança Jovem que são matriculados na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal) e em escolas de comunidades rurais. Depois de apresentação cultural, eles acompanharam uma palestra seguida de debate sobre “Arte e Ofício”, proferida pelo cartunista Márcio Leite. Ele também falou sobre as expectativas profissionais da área.

Um dos participantes do encontro foi Sílvio Augusto Nogueira Xavier, de 18 anos, que se diz um admirador do cartum. “Achei o evento muito produtivo, por ajudar na descoberta da nossa aptidão. Muitas vezes, a pessoa tem vocação para alguma área profissional, mas não encontra orientação sobre como seguir a carreira”, afirma Silvio, aluno do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro.

Opinião semelhante foi manifestada por Samuel de Souza Figueira, também da Escola Normal. “Tive condições de aprender mais sobre empreendedorismo e como tentar uma carreira profissional”, disse Samuel.

O POUPANÇA JOVEM – Iniciativa do Governo de Minas, o Poupança Jovem é destinado a estudantes do ensino médio público estadual que residem em locais com alto índice de evasão escolar, violência ou baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Há outros 8 polos em Minas Gerais. Desde janeiro deste ano, o programa passou a ser coordenado no município pela Unimontes em Montes Claros, através de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Ainda de acordo com as normas estabelecidas, cada ano letivo concluído, o estudante recebe benefício de R$ 1 mil. Ao final de três anos, são depositados pelo Governo de Minas, na conta do estudante, R$ 3 mil. Só terá direito ao recurso o aluno que concluir regulamente o ensino médio no município atendido e cumprir as metas e obrigações estipuladas pelo programa.

O estudante deverá participar de atividades de aprendizagem de caráter cultural, esportivo, comunitário e prevenção à criminalidade, respeitar colegas, professores e funcionários da escola. No período, o aluno não poderá ter envolvimento com atos de violência, brigas e drogas. Ao longo da formação no ensino médio, os estudantes participam de atividades extracurriculares oferecidas pelo Poupança Jovem, como curso de capacitação profissional, inclusão digital. A proposta é estimular a capacidade dos jovens de planejar o futuro, aspirações pessoais, profissionais, planejamento financeiro e criar condições de ingresso no mercado de trabalho.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia