A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), divulgou na última sexta-feira (16), o resultado do edital nº25/2011, referente ao programa “Pró–Equipamentos”. A Universidade Estadual de Montes Claros está entre as 43 instituições de ensino do superior da região Sudeste com propostas contempladas. O valor dos investimentos para a Unimontes é de R$ 351.075,00.

A iniciativa do governo federal tem por finalidade incrementar o número de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos programas de mestrados e doutorados em todas as áreas do conhecimento – contempla somente instituições públicas de ensino superior. Para participar do edital, as universidades interessadas elaboraram uma proposta com subprojetos para atendimento aos seus programas de pós-graduação Stricto sensu.

CIÊNCIAS DA SAÚDE E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O pró-reitor de pós-graduação da Unimontes, Osmar Pereira Oliva Pereira, explica que os programas de pós-graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde (mestrados e doutorado) e em Ciências Biológicas (mestrado) participaram desse edital. “Com estes recursos, o objetivo da Unimontes é de adquirir equipamentos para laboratórios de pesquisa dos dois programas com utilização compartilhada, como regulamenta o edital da Capes”, explica o pró-reitor.

Para ele, “com mais esse avanço científico e tecnológico, a Unimontes investe na qualidade e na eficiência das pesquisas no âmbito da pós-graduação”. Conforme estudos prévios da necessidade de incremento dos programas de pós-graduação, a Unimontes estará adquirindo os seguintes equipamentos: Citômetro de fluxo LSR Fortessa 3, “Workstation”, “LCD display”, FACS, “Samples” e Cromatógrafo de Íons ICS-2100.

Conforme a Capes/MEC, foram contempladas nove instituições da região Centro-Oeste, 23 da região Nordeste, 16 da Sul e 12 da região Norte, além de 43 da região Sudeste, totalizando investimentos de R$ 92.688.218,07.