Cinco professores mineiros, dos quais dois da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), tiveram um trabalho (letter) publicado na Revista Science, uma das mais importantes publicações científicas do mundo. O texto aborda as dificuldades enfrentadas nas áreas da pesquisa e da pós-graduação nacional diante de restrições orçamentárias. O texto é intitulado “Brazil´s endangered postgraduate system” (em português: Sistema de Pós-Graduação em Perigo no Brasil).

O artigo foi elaborado pelos professores Hercílio Martelli Júnior e Daniella Reis Barbosa Martelli, vinculados ao Departamento de Odontologia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e de Cuidados Primários em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), juntamente com os professores Ana Cristina Simões e Silva, Maria Christina Oliveira e Eduardo Araújo Oliveira, da área de Nefropediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA).

Conforme explica o professor e pesquisador Hercílio Martelli Junior, que esteve como pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes nos últimos quatro anos, os autores do texto fazem uma análise conjuntural sobre a pós-graduação nacional, o crescimento e os riscos promovidos pela instabilidade orçamentária e a descontinuidade de programas estruturantes essenciais para a pesquisa brasileira.

CONFIRA

Ele lembra que o artigo destaca os desafios e riscos que envolvem o Sistema Nacional de Pós- Graduação (SNPG). “Na última década, cientistas brasileiros enfrentaram uma redução drástica no investimento financeiro voltado para a pesquisa”, alertam os autores.

“Em 2017, por exemplo, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação teve um orçamento de aproximadamente US$ 700 milhões, o menor nos últimos 14 anos. Consequentemente, redução dos investimentos – tanto no âmbito federal como na esfera estadual (Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais) – afeta diretamente a produção técnica e científica brasileira, o que já se percebe em diversas áreas do conhecimento e na produção científica nacional como um todo”, observa Martelli.

O pesquisador da Unimontes destaca a importância da publicação, “sobretudo, numa sociedade que se deve basear no conhecimento científico e na inovação tecnológica, como busca e sinônimo de desenvolvimento e riqueza”.

A REVISTA SCIENCE

A revista Science, ao lado da Nature, é uma das mais prestigiadas e respeitadas publicações científicas do mundo. Ela foi publicada pela primeira vez em 1880, pelo esforço de John Michaels e com o apoio financeiro de Thomas Edison e, posteriormente, de Graham Bell. Atualmente, possui mais de 570 mil leitores em todo o mundo.