O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou o primeiro semestre letivo de 2025. A aula inaugural foi na última terça-feira (11/03), quando o professor Silvio Carlos Rodrigues trouxe à discussão o tema “A abordagem geográfica de degradação de terras – uma proposta coletiva”.

O evento foi às 19h no Auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), que fica no prédio 2 do campus-sede. Participaram cerca de 200 pessoas. O PPGeo possui 82 matriculados no Mestrado, dos quais 52 são alunos regulares e 30 especiais, sem vínculo com programa, mas que cursam disciplinas isoladas. A duração é de dois anos.

O coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia, o professor Dr. Carlos Alexandre de Bortolo juntamente com todo corpo docente deram boas-vindas a todos os alunos regulares, especiais, acadêmicos da licenciatura e bacharelado em Geografia que também estiveram presentes na aula inaugural.

O professor Silvio Carlos Rodrigues é bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Nível 1C), atua no Comitê de Assessoramento em Geografia Física (CA-SA), com especialização nas áreas de Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional.

Ele é também membro do Comitê de Assessoramento em Geografia Física do CNPq e foi coordenador do Programa CAPES/PRINT/UFU pelo Instituto de Geografia entre os anos de 2018 e 2024. Além de professor no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, onde leciona tanto no curso de graduação, nos programas de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, quanto no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFU.

Com uma vasta experiência nas áreas de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, o Professor Silvio realiza importantes pesquisas em temas como geomorfologia, cartografia geomorfológica, erosão do solo, análise ambiental integrada e mapeamento geomorfológico.

Entre suas contribuições à ciência, destaca-se a presidência da União da Geomorfologia Brasileira no biênio 2005/2006, bem como participação na condição de membro titular da Câmara de Recursos Naturais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) entre 2014 e 2016.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo