O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou o primeiro semestre letivo de 2025. A aula inaugural foi na última terça-feira (11/03), quando o professor Silvio Carlos Rodrigues trouxe à discussão o tema “A abordagem geográfica de degradação de terras – uma proposta coletiva”.

O evento foi às 19h no Auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), que fica no prédio 2 do campus-sede. Participaram cerca de 200 pessoas. O PPGeo possui 82 matriculados no Mestrado, dos quais 52 são alunos regulares e 30 especiais, sem vínculo com programa, mas que cursam disciplinas isoladas. A duração é de dois anos.

O coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia, o professor Dr. Carlos Alexandre de Bortolo juntamente com todo corpo docente deram boas-vindas a todos os alunos regulares, especiais, acadêmicos da licenciatura e bacharelado em Geografia que também estiveram presentes na aula inaugural.

O professor Silvio Carlos Rodrigues é bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Nível 1C), atua no Comitê de Assessoramento em Geografia Física (CA-SA), com especialização nas áreas de Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional.

Ele é também membro do Comitê de Assessoramento em Geografia Física do CNPq e foi coordenador do Programa CAPES/PRINT/UFU pelo Instituto de Geografia entre os anos de 2018 e 2024. Além de professor no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, onde leciona tanto no curso de graduação, nos programas de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, quanto no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFU.

Com uma vasta experiência nas áreas de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, o Professor Silvio realiza importantes pesquisas em temas como geomorfologia, cartografia geomorfológica, erosão do solo, análise ambiental integrada e mapeamento geomorfológico.

Entre suas contribuições à ciência, destaca-se a presidência da União da Geomorfologia Brasileira no biênio 2005/2006, bem como participação na condição de membro titular da Câmara de Recursos Naturais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) entre 2014 e 2016.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes