A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), ganha uma estrutura para a educação a distância, que permitirá a expansão de sua atuação na referida área. Foram inauguradas nesta quarta-feira (02/07) as novas instalações do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Unimontes, situadas no prédio 7 do Campus Universitário. Entre as quais está a sala master de videoconferência.
Na oportunidade, também foi realizada uma videoconferência com a participação do secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vicente José Gamarano; e do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sectes, Sérgio Augusto Lourenço. “A Unimontes é um orgulho para nós por conta da competência com a qual ela é gerida”, declarou o secretário adjunto Vicente Gamarano.
A solenidade, presidida pelo reitor João dos Reis Canela, ao lado da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, contou com as presenças do deputado estadual Luiz Henrique Maia Santiago, do ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida; do secretário adjunto de Meio Ambiente do município, Edvaldo Marques Araújo (representante do prefeito Ruy Muniz); e do diretor do CEAD, professor Jânio Marques Dias. Entre outras autoridades, estiveram presentes a coordenadora regional da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Maria Isabel de Morais, integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e convidados.
“SINTONIA COM A EVOLUÇÃO”
O reitor João Canela destacou que, com a nova estrutura de educação a distância, a Unimontes, com o apoio da Sectes, demonstra a sintonia com a evolução tecnológica e amplia suas ações de melhoria da educação. “O mundo vive um grande avanço tecnológico. Mas de nada adianta essa evolução se não educarmos as pessoas e prepará-las para colocar a tecnologia à disposição da sociedade. E a nossa universidade está cumprindo esta missão”, afirmou o reitor, que enalteceu o apoio incondicional do secretário Narcio Rodrigues, titular da Sectes no andamento dos trabalhos para a conclusão dos projetos do CEAD.
Ele ressaltou que a Unimontes, cada vez mais com a participação de toda comunidade acadêmica, busca superar suas dificuldades e implementa medidas voltadas para seu fortalecimento e melhoria das ações do ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. Entre essas ações, citou o concurso público para o cargo de professor de educação superior, em organização pela Unimontes em parceria com a Seplag.
“A Universidade supera as dificuldades e vence os desafios. Ela é sólida nas profundezas do conhecimento e tem a capacidade de transformar os desafios em instrumento de perspectiva para um futuro melhor”, observou o professor João Canela.
O diretor do CEAD, professor Jânio Marques Dias, ressaltou que as novas instalações da unidade representam uma grande conquista para a instituição. “Ao apresentar à comunidade acadêmica as novas instalações do CEAD mostramos o talento da Unimontes no desenvolvimento de projetos e atividades alinhadas às novas tecnologias de aprendizagem”, observou.
Ele também ressaltou que, com os novos investimentos e a sala master, a Unimontes passa a integrar definitivamente a rede brasileira do ensino a distância. “Sem vaidades, sem caprichos, saímos da condição de imitadores e passamos para a condição de imitados”, afirmou o diretor do CEAD. “A partir de influências das novas tecnologias e das necessidades do dia a dia, estamos aqui para transmitir o que existe de melhor na educação brasileira”, afirmou o professor Jânio Marques Dias, que fez a apresentação de parte da equipe de servidores responsável pelas atividades do Centro de Educação a Distância.
Ele também destacou a importância dos parceiros nas ações voltadas para a expansão do ensino a distância na Unimontes. Agradeceu o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), por intermédio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB); e da Sectes, que conta com o Programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uai-Tec). “O CEAD inaugura uma nova fase como afirmação de nossos esforços, ainda que modestos, postos incondicionalmente a serviço da educação brasileira e civilização mundial”, finalizou.
OS CURSOS DO CEAD
O Centro de Educação a Distância (CEAD) da Unimontes ocupa dois pavimentos do prédio 7 do campus-sede, onde também funciona a sede da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Superior do Norte de Minas (Fadenor). Por intermédio do CEAD, a Universidade conta com 3,5 mil alunos no sistema de educação a distância. São oferecidos por este modelo nove cursos de graduação (licenciatura) e um curso bacharelado de Administração.
Em breve, serão ministrados seis cursos de tecnólogos de nível superior, viabilizados por intermédio do UAI-Tec/Sectes, com o preenchimento de 5 mil vagas. Também já foram aprovados os projetos de 14 cursos de pós-graduação a distância, cujas atividades deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2014. Além da sala master, a nova estrutura compreende mais duas salas de videoconferência, salas de vídeo-aula, tutoria e laboratório de informática. Entre outras instalações, há também a sala de produção de material didático.