A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove junto aos profissionais da educação em suas regiões de abrangência em Minas Gerais a divulgação do prêmio “Arte na Escola Cidadã/2011”, que tem como objetivo principal reconhecer e revelar projetos desenvolvidos por profissionais de ensino na área de Arte e disciplinas associadas. A iniciativa é do Instituto de Arte na Escola (SP), da qual a universidade é parceira através de um polo em seu campus-sede. O Serviço Social da Indústria (SESI) também apoia a promoção.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, somente pelo portal eletrônico www.artenaescola.org.br/premio. O Prêmio Arte na Escola Cidadã está em sua 12ª edição. É destinado a professores ou equipes que desenvolveram projetos nas respectivas escolas de ensino regular – públicas ou privadas – em todo o território nacional e em qualquer uma das quatro linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro).

Coordenado pela professora Dilma Marques Silveira Klem, o Polo Arte na Escola/Unimontes é um projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, com apoio do departamento de Artes, sendo fruto de um convênio firmado com o Instituto Arte na Escola.

PREMIAÇÕES

Haverá um prêmio para cada uma das seguintes categorias: educação infantil; ensino fundamental I (1º ao 5º ano); ensino fundamental II (6º ou 9º ano); ensino médio – prêmio especial “Antônio Carlos Gomes da Costa” – e alfabetização e educação de jovens e adultos (EJA).

Os vencedores por categoria receberão os seguintes prêmios: professor: R$ 7 mil reais em dinheiro, publicações, participação no evento de premiação; escola: um computador e uma câmera fotográfica digital, além de participação do representante da escola no evento de premiação, troféu, certificado de premiação e publicações para biblioteca escolar.

POLO UNIMONTES

Atualmente, as ações do Polo estão associadas aos cursos de Artes Visuais que a Unimontes ministra no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em quatro municípios: Almenara, Buritizeiro, Lagoa Santa e Urucuia. Participam cerca de 110 alunos coordenados por cinco professores. “Através de oficinas, palestras e grupos de estudo, a experiência permite um trabalho mais amplo, uma vez que grande parte dos alunos que a UAB/Unimontes possui nos quatro polos do curso de Artes Visuais já atuam na educação básica”, explica a coordenadora geral do Arte na Escola/Unimontes, Dilma Silveira Klem.

A partir de agosto próximo, o trabalho da Unimontes será estendido à rede pública de Montes Claros. Uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação permitirá a capacitação dos professores do ensino fundamental através de pesquisas em disciplinas vinculadas à arte. Já em novembro, será realizado o Encontro do Polo Arte na Escola/Unimontes, com apresentação de trabalhos, pesquisas e relatos de experiência sobre as ações do projeto.

Outras informações na Coordenadoria de Extensão Cultural, sala 208 do prédio 5, e no departamento de Artes, prédio 1 (campus-sede), ou, ainda, pelos telefones (38) 3229-8165 e 3229-8241.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia