A importância do debate sobre as políticas de formação de professores e a integração curricular no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros foi destacada pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida na abertura dos trabalhos do terceiro dia do Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg).
A mesa-redonda foi realizada na manhã desta sexta-feira (27/09), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede). Participaram, também, o pró-reitor de ensino João Felício Rodrigues Neto e a pró-reitora adjunta, professora Francely Aparecida dos Santos.
Na oportunidade, a professora Mônica Maria Teixeira Amorim, do Departamento de Educação da Unimontes, abordou o tema “Políticas na formação docente”, tendo como base pesquisas realizadas sobre o assunto. Ela destacou a necessidade de implantação de um projeto permanente para pensar os cursos de Licenciatura nas universidades.
Em seguida, a professora Maria Aparecida Colares Mendes, do Instituto Federal de Educação do Norte de Minas (IFNMG), falou sobre as experiências vivenciadas na implantação dos cursos de Licenciatura (Biologia, Matemática, Física e Química) nos campi de Januária e Salinas da instituição federal.
Os trabalhos foram concluídos pela professora Lea das Graças Camargo Anastasiou (Universidade do Oeste Catarinense – SC), que falou sobre assuntos relacionados ao tema principal da mesa-redonda. Paralelamente, houve apresentação de trabalhos científicos na área do ensino, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, além de minicursos e oficinas realizadas em salas do prédio 2 do campus-sede.ENCERRAMENTO – O VII Fepeg será encerrado na manhã deste sábado (28/09), com Grupo de Trabalho que irá sistematizar as propostas para novas diretrizes da Unimontes. A reunião será realizada no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede), de 8h às 12h.