Em comemoração aos 240 anos da corporação, a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais promoveu na manhã desta quarta-feira (3/6), no 10º Batalhão de Montes Claros, a solenidade de homenagens aos integrantes do seu efetivo e a representantes da sociedade que contribuem com as ações de segurança no Norte de Minas e com o desenvolvimento regional em prol da cidadania e dos direitos civis.

O vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antonio Alvimar de Souza, foi condecorado com a Medalha “Alferes Tiradentes”, outorgada às autoridades civis que prestam relevantes serviços à Policia Militar. Esta é a maior comenda concedida pela corporação.

A homenagem foi entregue pelo comandante da 11ª Região de Polícia Militar (11º RPM), Coronel César Ricardo Oliveira Guimarães. O promotor de Justiça da comarca de Montes Claros, Flávio Lopes Pinheiro, também foi agraciado com a medalha, que leva o nome do patrono geral das Polícias Militares de todos os estados brasileiros.

A professora e pesquisadora Maria ngela Figueiredo Braga, do Núcleo de Intercâmbio Institucional da Unimontes (NIC) e atual diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), também foi homenageada com o diploma de “Colaboradora Benemérita” pelo apoio, parceria e prestação de serviços junto à PM. Na oportunidade, a União dos Militares de Minas Gerais – regional Montes Claros – homenageou reservistas e policiais reformados.

HONRA

“É uma honra como cidadão e como educador receber este reconhecimento de uma corporação reconhecida como a Polícia Militar de Minas Gerais, que existe para zelar pelo bem estar da população”, destacou o vice-reitor da Unimontes, Padre Antonio Alvimar.

ProfMariaAngela destaque

Coronel César Ricardo e professora Maria ngela Braga

Por sua vez, a professora Maria ngela Braga agradeceu a homenagem e ressaltou a importância dos programas e projetos de pesquisa da Universidade que auxiliam questões públicas como a segurança e a inclusão social, dos quais ela faz parte, sobretudo em temas vinculados às Ciências Sociais.

“A Polícia Militar tem como referência de trabalho a ética e o compromisso com a segurança pública e nestes 240 anos de existência celebramos o respeito, a dignidade e a credibilidade adquiridos ao longo do tempo. Nossos parceiros são indispensáveis para o nosso crescimento. Hoje, homenageamos policiais que se destacaram, colaboradores da corporação e duas autoridades que receberam a medalha Alferes Tiradentes que são o vice-reitor da Unimontes, professor Padre Antonio Alvimar e o promotor Flávio Pinheiro pelos relevantes serviços prestados à PM. A Universidade é nossa parceira e construímos essa solidez em função de parceiras como esta”, disse o comandante da 11ª RPM, César Ricardo Guimarães.

Logo após a sessão de homenagens, foi realizado o desfile da guarda de honra na área externa do Batalhão.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia