Realizado nessa terça-feira (11/10), o projeto Poesia Circular no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A iniciativa integrou a programação oficial do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético/25 anos. O agitador cultural e coordenador-geral do Salão através do grupo Transa Poética, Aroldo Pereira, esteve acompanhado de escritores convidados para percorrer as dependências do HU, que culminou com a apresentação de poesias e poemas na tenda do pátio interno, com a participação de crianças e idosos internos.
A iniciativa reforça as ações do projeto HU Cultural, coordenado pelo servidor e poeta José Geraldo Mendonça Júnior (Penninha), que conta, ainda, com o apoio dos integrantes do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) – do qual ele faz parte. “Procuramos desenvolver atividades aqui no hospital que utilizem os movimentos artísticos e culturais como ferramenta de acolhimento”, disse o servidor.
O “mutirão cultural” pelo HU reuniu os artistas Jason de Moraes, Paula Ferreira Ribeiro, Mirna Mendes, Maria Iede Nunes Costa Zuba, Manoel do Raio X, Vivian Brito e Francisco Napoli, dentre outros. Os participantes do Psiu Poético/25 anos fizeram, também, uma visita à Escola Hospitalar Ciranda da Vida, do setor de Pedagogia, para fotos e performances junto às crianças que ali mantêm seus estudos em dia durante a internação.
Um dos momentos de maior descontração foi o desafio poético entre Jason de Morais e o paciente Wilson Fraga, através de versos improvisados inspirados na literatura de cordel. O Psiu é organizado pelo Grupo Transa Poética e tem a Unimontes e a Secretaria Municipal de Cultura como apoiadores.