Inclusão social, iniciação esportiva, incentivo à leitura e cuidados com a saúde. Tudo de uma só vez. Assim foi a intervenção que o projeto “Plantando Conhecimento – Colhendo Desenvolvimento” realizou na primeira quinzena de junho, no Centro Esportivo Reitor João Valle Maurício (CEU), como encerramento das atividades do primeiro semestre letivo. Um grupo de 10 acadêmicos do curso de Educação Física promoveu um torneio de natação com crianças e jovens das Vilas Castelo Branco e Quinta da Boa Vista, comunidades de risco social na região Norte de Montes Claros que são atendidas pelo projeto.

O professor Janilson de Assis Miranda foi o responsável pela orientação dos trabalhos. “Com a recreação, pudemos despertar o interesse pela prática de atividades físicas, além de promover a integração e a socialização entre as crianças e adolescentes destas comunidades”, observou o professor, que coordena o CEU e ministra aulas no curso de Educação Física.

Outra ação simultânea ao esporte teve o apoio de 20 acadêmicos do 1º período do curso de Enfermagem no suporte nutricional para as 30 crianças durante a prática esportiva. Apoiaram os trabalhos a Academia Aquacenter (uniformes) e Transmoc (transporte).

Desde março último, o projeto realizou cinco intervenções com o envolvimento de professores e alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física.

INCENTIVO À LEITURA

PCCD1 destaqueAlém de medalhas, a premiação teve uma peculiaridade. Os vencedores receberam livros de autores locais e regionais. Entre os títulos “Raymundo Colares e o Fogo Alterante da Criação”, da escritora e artista plástica Felicidade Patrocínio; “A Deusa das Letras”, do historiador Dário Cotrim; e “Um dia como Outro Qualquer”, do escritor Fernando Yanmar Narciso.

Iniciado há quase dois anos, com ações no Centro de Convívio Theresia Vermeylen, na Vila Castelo Branco, a partir de parceria com a Rede Berlaar de Educação (Colégio Imaculada Conceição), o projeto agora vislumbra novos espaços. Para o semestre seguinte, assim como aconteceu no Centro Esportivo Universitário, as ações serão em locais fora dos bairros atendidos.

“Pensamos em eventos em parques, ateliês de arte e centros esportivos como forma de mostrar outras realidades e favorecer a inclusão e transformação social”, ressalta o professor Ricardo Bacchi, do curso de Ciências Biológicas da Unimontes e coordenador geral do projeto.

“Acreditamos que, quando se trabalha na melhoria da situação socioeducativa da criança e do adolescente, dando-lhe a oportunidade de um futuro melhor, há uma mudança substancial em seu modo de vida, o que interfere na sociedade ao seu redor. Isto contribui para o cumprimento legal no que se refere à garantia dos direitos e deveres da criança e do adolescente”, completou Bacchi.

Ainda no segundo semestre, a meta é transformar o projeto em programa. Para isso, será necessário que os cursos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) apresentem à coordenação e ao departamento de Biologia Geral o plano de trabalho para o período de 2015/2016. “Isso será fundamental para se estabelecer as parceiras”, finalizou o coordenador.