A Universidade Estadual de Montes Claros amplia as parcerias para a aplicação efetiva do Plano de Melhoria da Segurança interna, que já envolve todos os setores da instituição. Nesse sentido, a 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) disponibilizará uma agenda de treinamento dos servidores da Unimontes, com a proposta preventiva de garantir maior tranquilidade e proteção ao patrimônio público e privado.

O Plano de Melhoria da Segurança interna foi iniciado em 2011 e o principal objetivo é de reduzir os índices de ocorrências de furtos, roubos e depredação do patrimônio público e privado, bem como melhorar a segurança de alunos, professores, servidores e visitantes. As ações são coordenadas pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, por intermédio da Diretoria de Gestão de Campi.

O treinamento será coordenado pelo major PM, Gildásio Rômulo Gonçalves e atenderá chefes de departamento, servidores técnico-administrativos, cargos comissionados. A equipe de vigilância terá um treinamento especial. A metodologia e estratégia de trabalho estão em fase final de definição. Ainda neste semestre, haverá palestras e atividades relativas à segurança interna.

Para o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, a preocupação com a segurança é permanente e, por isso, é imprescindível as ações de combate e prevenção. “Todas as medidas são importantes, em especial, o treinamento para toda a comunidade acadêmica para que possamos reduzir as ocorrências e dinamizar a segurança interna”, pontua o reitor.

Em reunião realizada na tarde dessa terça-feira (27/08), foram estabelecidas as ações iniciais e a agenda de providências.