Abertas até o próximo dia 11 (segunda-feira), as inscrições para acadêmicos interessados em participar da pré-seleção de novos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/Unimontes/Capes). Podem se habilitar ao benefício alunos dos cursos de licenciatura da universidade regularmente matriculados e frequentes. A concessão de bolsas, no valor de R$ 400,00, será feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), com a duração de um ano – a partir de agosto próximo.
O principal objetivo do programa é valorizar o magistério e incentivar os estudantes que optam pela carreira docente. Serão disponibilizadas bolsas em número ainda a ser definido pela Capes. O Edital de pré-seleção publicado pela Pró-Reitoria de Ensino está disponível no portal eletrônico da Unimontes
Estão aptos a pleitear as bolsas os alunos dos cursos de Educação Física, Filosofia, Geografia, Biologia, Pedagogia, Ciências da Religião, Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Letras/Português, Artes/Música, Pedagogia do Campo e Matemática (no campus-sede); Pedagogia e Letras/Português (campus de Januária); Pedagogia (campi de Pirapora, Paracatu e Janaúba), Física (campus de Bocaiúva), Letras/Português (campus de Espinosa), e Matemática (campus de São Francisco).
HORÁRIOS
As inscrições devem ser feitas na Sala 10, do prédio 2 (campus-sede), de 8 às 12 horas e de 14 às 21 horas, em Montes Claros, e nas secretarias setoriais dos campi durante o horário de seu funcionamento.
DOCUMENTOS
No ato de inscrição, o candidato deve entregar, em envelope identificado, os seguintes documentos: uma foto3x4 recente; histórico escolar de graduação atualizado (que pode ser impresso por meio do portal do web aluno), formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado; currículo, carta de motivação/justificativa, cópias do CPF, RG e do comprovante de endereço, comprovantes de quitação das obrigações eleitorais e militares, além de cópia do visto de permanência no País (para estrangeiros).
A seleção dos candidatos será feita pelos coordenadores das áreas contempladas pelo PIBID, em conjunto com a comissão nomeada por portaria do reitor da Unimontes. A escolha dos beneficiados obedecerá duas etapas – avaliação de Desempenho Cognitivo e entrevista (para os candidatos classificados na primeira etapa). Será classificado para a segunda etapa o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 pontos.
Segundo a professora Silvana Diamantino França, coordenadora institucional do PIBID/Unimontes, atualmente o programa contempla 376 bolsistas de vários cursos de licenciatura da universidade, havendo a perspectiva de que esse número seja ampliado neste ano em mais de 100%.