O trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no subprojeto Geometria Dinâmica no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) foi um dos destaques no XII Congresso Internacional de Educação Matemática (ICME), realizado entre 8 e 15 de julho, em Seul (Coreia do Sul). Viajaram ao país asiático quatro representantes da Unimontes (uma professora e três alunos), juntamente com uma professora da Escola Municipal Jair de Oliveira, também de Montes Claros.

Nas sete oficinas ministradas pelos “pibidianos” da Unimontes durante o evento na Coreia, eles foram avaliados com a nota máxima (5) por mais de 90% dos participantes das atividades, entre professores e pesquisadores da Alemanha, Estados Unidos, países árabes, Coréia do Sul, Japão e de outras partes do mundo.

O subprojeto tem como objetivo ampliar os métodos de aprendizagem e, ainda, melhorar o interesse dos alunos de escolas da rede municipal de ensino pela Matemática – através da informática. Na viagem, o grupo evidenciou as experiências – e a eficiência – com o uso dos softwares “Geogebra” e “Cabri Géomètre” no ensino matemático – e os temas vinculados.

Também foram apresentados no congresso quatro outros trabalhos científicos produzidos pela Unimontes a partir de relatos das experiências dos próprios “pibidianos” no âmbito do subprojeto, desde a apresentação do tema, até o treinamento para o domínio do software (inclusive o grau de dificuldade enfrentado) e resultados obtidos.

O QUE É – A Geometria Dinâmica é tema de um dos 12 subprojetos que a Unimontes desenvolve no PIBID, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O trabalho consiste na capacitação dos acadêmicos do curso de Matemática para a realização de oficinas – elaboradas por eles – em escolas municipais de forma que os estudantes do ensino fundamental e médio pudessem melhorar seus desempenhos na aprendizagem da Geometria. O piloto dessa iniciativa aconteceu na Escola Municipal Jair de Oliveira.

As ações envolvem 14 alunos do curso de Matemática. Com maior tempo de participação no PIBID os acadêmicos Daniel Oliveira Silva, Leandro da Luz Ferreira e Lívia Durães Reis foram indicados como os representantes dos bolsistas pibidianos do subprojeto para o evento da Coreia do Sul.

A coordenadora de área do subprojeto Geometria Dinâmica, professora Maria Rachel Alves, e a professora Kelsilene Durães Saraiva Soares, supervisora do subprojeto na Escola Municipal Jair de Oliveira, também participaram do ICME.

COM MESTRES E DOUTORES

Oficina“Além da experiência inédita em você divulgar seu projeto num dos maiores eventos científicos do mundo para a Matemática, o que mais nos impressionou foi o fato de estarmos lá ainda na condição de acadêmicos. No geral, o público era formado por mestres e doutores. Daí você tem noção da projeção que o nosso trabalho pode ter alcançado”, analisou o bolsista Daniel Oliveira, de 21 anos, do 7º período do curso de Matemática. Assim como os outros bolsistas, ele passou por um curso intensivo de inglês por cerca de quatro meses como preparação para ministrar as oficinas.

Seu companheiro de subprojeto, viagem e congresso, Leandro da Luz, de 24 anos, completou: “isso até despertou o interesse das pessoas em saber quem que ainda estava na graduação e já estava num evento daquele apresentando projetos em meio aos mestres, doutores, pós-doutores”.

Professora do ensino fundamental há 15 anos, Kelsilene Saraiva considerou a participação no ICME como “uma oportunidade bastante motivadora e importante para a carreira”. Na sua avaliação, a troca de experiência com os profissionais de várias partes do mundo refletirá positivamente no trabalho da sala de aula, com materiais inovadores e diferenciados.

“Graças ao PIBID e à Unimontes, conseguimos dar visibilidade às nossas oficinas”, relatou a professora Maria Rachel Alves, coordenadora do subprojeto em Geometria no âmbito da Unimontes. Ela confessa que inscreveu as sete oficinas para o ICME acreditando que pelo menos uma fosse aprovada para apresentação. “Para minha surpresa, todas as nossas oficinas foram aprovadas sem restrições pelo Programa Comitê Internacional (IPC) do ICME, composto por 22 membros de 18 países”, comemorou.

ORGULHO

Kelsilene Durães“É com grande orgulho que acompanhamos essa trajetória da Unimontes em mais uma experiência dos pibidianos fora do País”, disse a coordenadora institucional do PIBID, professora Silvana Diamantino França, ao lembrar que bolsistas do programa já estiveram também em eventos na Espanha e Costa Rica.

Sobre a repercussão do trabalho realizado na Coreia do Sul, a Unimontes recebeu, nesta semana, convite de uma revista da comunidade científica de Nova Iorque (EUA) para a publicação de um artigo sobre as experiências  da instituição no âmbito do PIBID. “A indicação veio justamente de um dos pesquisadores norte-americanos que assistiram uma de nossas oficinas na Coréia”, explicou.

Para a diretora de Educação Básica da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves, o “PIBID/Unimontes está de parabéns pelo belo trabalho que vem realizando”, o que é “motivo de orgulho para a Capes ao acompanhar estudantes e professores brasileiros em destaque no cenário científico internacional”.

SUBPROJETO Geometria Dinâmica na Coreia do Sul

OFICINAS REALIZADAS

1 – Teorema De Pitágoras: “Uma demonstração utilizando o Software Geogebra”;
2 – Demonstrando e Explorando o Teorema de Pitágoras através do Software Geogebra;
3 – Construindo e Explorando a Parábola utilizando o Software Geogebra;
4 – Trigonometria no Triângulo Retângulo: uma atividade utilizando o Software Geogebra;
5 – Círculo, Circunferência e Arco Trigonométrico: uma Abordagem Metodológica através do Geogebra;
6 – Estudando as Propriedades do Triângulo Equilátero com Atributos do Cabri Géomètre;
7 – O Uso da Homotetia para Estudo de razão e Proporção utilizando software Cabri Geomètre.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

1 – “A formação inicial de professores de matemática: uma experiência desafiadora através do PIBID/Unimontes”;
2 – “O ensino integrado de matemática: um estudo em escola participante do PIBID/Unimontes”;
3 – “Relato de experiência: a atividade investigativa como uma nova e interessante forma para o cálculo da área”;
4 – “Atividades Investigativas: um Importante Método no Processo de Ensino e Aprendizagem de Geometria”.

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