– Programa é desenvolvido em parceria com a Capes/MEC –
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), alcançou um grande crescimento nos últimos anos, atingindo o total de 2.673 bolsistas em 2015. Financiado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) – com a contrapartida da universidade –, o programa visa incentivar a formação de docentes de nível superior para a educação básica.
Supervisionado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, da Capes/MEC, o Pibid tem como meta contribuir para a valorização do magistério e elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura, com a integração entre a educação superior e a educação básica. Outro objetivo é inserir os alunos dos cursos de Licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
AVANÇOS
Para se ter uma ideia dos avanços no âmbito do Pibid da Unimontes, em seu primeiro ano na instituição, em 2009, foram beneficiados 194 bolsistas da Unimontes. A quantidade de bolsistas subiu para 2.431 na edição de 2014.
Em 2015, estão sendo contemplados 2.132 acadêmicos das Licenciaturas do Pibid, contribuindo diretamente com a melhoria da formação inicial. Mas o alcance é maior, pois, além disso, foram concedidas 426 bolsas para professores da educação básica, que trabalham nas escolas parceiras do programa. Também foram viabilizadas bolsas para 108 professores da Universidade e para sete coordenadores institucionais, totalizando 2.673 bolsistas. Todos eles atuam em 123 escolas públicas de Montes Claros e da área de abrangência da Unimontes.
“Entendemos que a universidade, ao participar deste programa, cumpre seu papel no desenvolvimento educacional da região de sua abrangência, viabilizando vários subprojetos em parceria com escolas públicas, concorrendo para a transformação da vida escolar e acadêmica dos estudantes da região”, avalia a professora Silvana Diamantino França, coordenadora Institucional do Pibid no âmbito da Unimontes.Ela destaca a importância dos resultados do programa na melhoria dos cursos de licenciatura e da educação básica. “As experiências dos projetos institucionais do Pibid sinalizaram resultados significativos para a otimização da qualidade dos cursos de licenciatura”, avalia Silvana Diamantino.
A coordenadora enfatiza também a relevância do envolvimento dos acadêmicos bolsistas. “Os alunos estão melhorando o aproveitamento nos conteúdos dos próprios cursos. Esta melhoria é sensível, tanto no que se refere aos resultados de avaliação quanto no exercício da criatividade deles para idealizar e elaborar produtos e processos para a melhoria da aprendizagem dos alunos da educação básica nas escolas onde atuam”, destaca a coordenadora do programa.
A professora Silvana Diamantino lembra que os universitários inseridos no Pibid vivenciam o cotidiano escolar, com elaboração de planos de aula, aproveitamento de material didático e o uso de tecnologias inovadoras. “Antes mesmo de concluir a graduação, o acadêmico participante do programa tem contato direto com a realidade que o aguarda após a conquista do título de licenciado. Trata-se, portanto, do enriquecimento da formação profissional que permite a concretização da função da academia, preparando o futuro profissional para o mercado de trabalho”, considera.