“O quanto é importante promover um evento desta natureza, que permite a todos os envolvidos apresentarem as atividades desenvolvidas pela Unimontes e os seus reflexos na formação do professor no ambiente da educação básica”. A observação é da professora Fernanda Litvin Villas Boas, coordenadora de Valorização do Magistério da CAPES, durante a conferência de abertura do II Seminário de Incentivo à Docência: “Formação Continuada de Professores da Educação Básica”, na manhã desta quinta-feira (27/09), no campus-sede.

O evento reúne 932 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBID), que a Unimontes desenvolve em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Na programação, que se estenderá até a tarde de sexta-feira (27/09), haverá apresentação de trabalhos científicos, lançamentos de livros, oficinas, relatos de experiências e apresentações culturais. Galeria de fotos

Fernanda Litvin - Capes

Para Fernanda Litvin, da Capes, evento mostra os reflexos dos fomentos à formação do professor

“Os resultados positivos que presenciamos aqui servem de motivação para mais ações neste sentido”, completou Fernanda Litvin, que participa do evento como representante da diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmen Moreira de Castro. Segundo ela, o PIBID atende 300 instituições de ensino superior do País. A Unimontes está inserida no Programa desde 2009.

A abertura do Seminário foi realizada na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário (CEU). Na saudação aos “pibidianos”, o reitor João dos Reis Canela apontou a educação “como o instrumento que provoca a sensibilidade humana para a transformação social”. Ressaltou, ainda, os resultados alcançados pela Unimontes no âmbito do PIBID, com quase 1 mil bolsistas, entre acadêmicos de graduação e professores em 56 escolas da rede básica da área de atuação da Universidade.

“O balanço positivo dessas ações nos faz acreditar que temos o incentivo necessário para ampliar as ações da Unimontes junto à Capes. O PIBID é, de fato, uma política séria para a ampla formação do profissional da educação”, completou o reitor João Canela, que esteve acompanhado da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida.

Reitor - Abertura Seminário PIBID

O reitor João Canela apontou a educação como instrumento maior de transformação social

Coordenadora Institucional do PIBID, a professora Silvana Diamantino França fez um agradecimento coletivo aos alunos inseridos no Programa. “Somos todos protagonistas de uma grande transformação pela qual passa a Licenciatura. O que não faltam são motivos para o ingresso na carreira docente”, comentou a professora, ao citar a projeção alcançada pela Universidade como a participação de pibidianos em eventos internacionais na Coreia do Sul, Costa Rica, Espanha e Portugal. Agradeceu publicamente, ainda, a atenção dispensada à Unimontes pelos profissionais da Capes.

PARCEIROS

Por meio do PIBID, os alunos dos cursos de Licenciatura participam de subprojetos temáticos junto às atividades em escolas da educação básica da rede pública de municípios onde a Unimontes possui campi. A iniciativa incrementa o aprendizado tanto dos alunos do ensino médio e fundamental como dos universitários, que convivem com o ambiente profissional ainda na graduação.

Priscila Silva Maia é uma das pibidianas do subprojeto “Conversando com a Geografia através dos Desenhos Animados”, que acontece com os alunos da 9ª série da Escola Estadual Américo Martins, em Montes Claros. Acadêmica do curso de Geografia da Unimontes, ela considera o programa de suma importância em sua formação. “O grande envolvimento dos estudantes nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, disse. Galeria de fotos

Acadêmica Priscila Maia

Priscila Maia fez o relato de sua experiência como pibidiana

Já a professora Benice do Socorro é coordenadora do subprojeto em Educação para as Séries Iniciais (1ª à 5ª) na Escola Municipal Professora Cândida, em Pirapora, e lembra que as ações desenvolvidas têm ajudado na melhoria da produção textual dos alunos. “Fizemos um diagnóstico sobre a leitura e a escrita e, agora, concentramos as nossas práticas para o melhor rendimento dos estudantes das séries iniciais”, depôs.

O contato com a realidade escolar, na avaliação da acadêmica Ana da Conceição, do 4º período do curso de Letras/Português, está entre os diferenciais do PIBID. “Só se aprende mesmo a ser professor na prática”, resume a jovem sobre a sua participação no subprojeto “Articulação Teoria/Prática através da Pesquisa na Formação Docente”, na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal).

Durante a abertura do Seminário, os representantes das escolas parceiras da Unimontes no âmbito do Programa receberam das mãos da coordenação institucional, reitoria e Capes os banners personalizados para a divulgação do PIBID.

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