Os avanços alcançados pela Universidade Estadual de Montes Claros para a melhor formação acadêmica, em especial nos cursos de licenciatura, e com efeitos positivos junto à rede básica de ensino, também estão entre os pontos de destaque durante o VI Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (VI FEPEG). Na programação do evento, acontecerá paralelamente o II Seminário de Incentivo à Docência: “Formação Continuada de Professores da Educação Básica”, nas próximas quinta e sexta-feira (27 e 28), no campus-sede.
Através de minicursos, oficinas, mesas temáticas e conferências, com a participação de cerca de 1,1 mil pessoas, a promoção divulgará as atividades desenvolvidas pela Unimontes no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBID), implantado desde 2009, através de parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A professora Fernanda Litvin Villas Boas, coordenadora de Valorização do Magistério da CAPES, ministrará a conferência de abertura, na quinta-feira, às 10h30, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício.
Mesmo como parte integrante da programação do FEPEG, o II Seminário de Incentivo à Docência vai mais além que o calendário do Fórum. As atividades também serão desenvolvidas até o final de outubro nos demais campi da Unimontes do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste, seguindo a mesma dinâmica de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos pibidianos em seus subprojetos. O Programa atende também aos acadêmicos de fora do campus-sede.
HISTÓRICO
A associação do PIBID às atividades acadêmicas na Unimontes resultou numa série de impactos positivos na qualidade dos cursos de graduação, conforme observa a coordenadora institucional do programa, professora Silvana Diamantino França. “Além da maior articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o PIBID vem contribuindo para a redução dos índices de evasão nas licenciaturas e, ao mesmo tempo, associa as atividades curriculares dos cursos de graduação ao cotidiano das escolas de educação básica; o universitário já vivencia o ambiente do local de trabalho que terá como profissional”, pontua a coordenadora.
Ela ressalta que, além dos universitários bolsistas, o programa conta com docentes da Unimontes, que atuam como supervisores dos subprojetos temáticos, e, ainda, os professores das escolas atendidas. Há, ainda, os professores colaboradores, com carga horária concedida pela Unimontes para reforçar as comissões dos subprojetos do programa.
NÚMEROS
A Unimontes passou a fazer parte do PIBID em 2009, com 195 bolsistas em 12 subprojetos temáticos, de acordo com as áreas das licenciaturas e investimentos da ordem de R$ 2,48 milhões. Atualmente, os números são bem superiores e evidenciam o crescimento e a aceitação do programa junto à comunidade acadêmica.Em 2012, a Unimontes passou a contar com 932 bolsistas “pibidianos”, entre universitários, coordenadores e supervisores que atuam em 42 subprojetos atuantes em 56 escolas da rede públicas. Os recursos captados em 2012 são de R$ 5,83 milhões.
“Diante do crescimento alcançado pelo programa em nossa instituição, as licenciaturas vivem um novo status, com a inserção de novas linguagens e tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores”, finaliza a professora Silvana Diamantino.