Caic onde funciona a escola municipal Israel Pinheiro concentrará as atividades da Feira organizada pela Unimontes em Unaí (Arquivo)
Neste sábado (7/05), será realizada em Unaí, Noroeste de Minas, a I Feira “Ciência em Foco”, promovida pela coordenação do curso de Ciências Biológicas do Campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no município. Parte do subprojeto “Ciências Biológicas”, a atividade está inserida no Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid), da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes/MEC).
O Pibid é uma iniciativa da Capes que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção deles no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
A feira acontecerá no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), onde funciona a Escola Municipal Doutor Israel Pinheiro, no horário das 8 às 12 horas. Outro objetivo é divulgar os trabalhos desenvolvidos previamente em turmas do ensino fundamental e que tiveram a orientação de acadêmicos bolsistas do Pibid/Capes da Unimontes em Unaí.
Logo após a abertura oficial, haverá apresentação artística com o grupo de teatro Kyrios. Entre às 9 e 12 horas, acontecerá a apresentação de sete trabalhos acadêmicos, focalizando elementos como a água e o solo, células, o controle de doenças hídricas e o combate à dengue e aos fungos. Será feita também apresentação de trabalho a força, abordando as leis de Newton.
OS TRABALHOS
Os trabalhos que estarão em destaque na I Feira Ciência em Foco em Unaí são os seguintes: – “Formação do Solo” – apresentação da acadêmica Graziella de Oliveira: objetiva demonstrar a composição, os tipos e a formação do solo. Destaca que o aspecto atual do solo é o resultado de milhões de anos de transformações, que continuam ocorrendo.
– “Água” – acadêmica Geiziene Lopes Ribeiro – demonstra que a água é um recurso limitado e vulnerável, essencial para a manutenção da vida. Enfatiza que a água não é apenas para beber. É um dos bens mais preciosos para os seres vivos e para o meio ambiente.
– “Células” – professora Vanusa Teixeira de Sousa Braz – mostra como se apresenta e como funciona a célula, unidade dos seres vivos pluricelulares.
– “Doenças Hídricas” – acadêmica Jaqueline Luiz Xavier – O objetivo do trabalho é abordar como as principais doenças hídricas afetam a população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, 85% das doenças conhecidas são de veiculação hídrica, ou seja, estão relacionadas à água.
– “Fungos” – Acadêmica Irenilde Pereira da Silva – Enfoca os fungos, microorganismos que se desenvolvem em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica. Podem ser encontrados em todos os locais da casa, nas paredes e roupas. Causam doenças em humanos, animais e plantas.
– “Conhecendo e combatendo a Dengue” – acadêmica Luana Lima Paiva – o trabalho teve como objetivo despertar nos alunos a consciência para os cuidados para a prevenção da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
– “Força e Inércia” – acadêmico Gleison Rodrigues Ruiz Pereira – resultado de um trabalho com os alunos do ensino fundamental sobre a primeira e a segunda Lei de Newton.