Centenas de bolsistas dos dois programas participaram do Seminário
(Fotos: Ítalo Roberto)

O enfrentamento do abuso sexual contra crianças e adolescentes foi um dos assuntos discutidos na Universidade Estadual Montes Claros, com abordagem no II Seminário Institucional do PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência) e do Programa de Residência Pedagógica/Unimontes. Realizado na manhã desta sexta-feira (8/11), o evento está inserido na programação do 13º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG).

Dentre as atividades, foi realizada a roda de conversa com o tema “Enfrentamento ao Abuso e à violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, que teve a participação da professora Geusiane Pereira Silva e Nascimento, do curso de Serviço Social da Unimontes; do advogado Jonathan Araújo Martins, integrante do Conselho Tutelar dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Montes Claros; e a professora e psicóloga Larissa Marques.

No PIBID e na Residência Pedagógica, os alunos dos cursos de Licenciatura atuam como bolsistas em experiências que aplicam na prática o conhecimento adquirido na graduação. O ambiente são as escolas de ensino fundamental e médio conveniadas. Os professores da educação básica também estão integrados aos programas.

Professora Silvana Diamantino, Ester Liberato, Helena Papa e Rita Dionísio durante a abertura dos trabalhos no Seminário PIBID e Residência Pedagógica

IMPORTANTE

Na abertura dos trabalhos, a pró-reitora de Ensino, professora Helena Amália Papa, destacou a importância do PIBID e do Programa Residência Pedagógica na melhoria da educação em todos os seus níveis. Entre as instituições com o maior número de bolsistas em todo o País, os dois programas são desenvolvidos pela Unimontes em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O PIBID no âmbito da Unimontes é coordenado pela professora Rita de Cássia Dionísio Santos enquanto a professora Silvana Diamantino França é responsável pelo Programa Residência Pedagógica. A professora Ester Liberato responde pela Assessoria de Projetos Especiais.

Por sua vez, o pró-reitor de Extensão e coordenador geral do FEPEG, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, também enalteceu os bons resultados alcançados no PIBID e na Residência Pedagógica. “Ambos fomentam a perspectiva de que a educação sai do limite da sala de aula e envolva toda comunidade”, afirmou.

Roda de conversa com os profissionais convidados

Durante a roda de conversa, a professora Geusiane Pereira comentou sobre as formas como acontecem os abusos e a violência sexual contra crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, enalteceu ações que devem ser implementadas para o combate do problema. Chamou atenção, ainda, para a garantia dos direitos da infância e da adolescência.

“A educação também é uma estratégia de enfrentamento do abuso e da exploração sexual para garantir a proteção de crianças e adolescentes”, disse, ao salientar que, nesse contexto, os educadores devem buscar a integração e somar forças com outras instituições.

A psicóloga Larissa Marques pontuou que os abusos sexuais de crianças “deixam marcadas para a vida toda”. Ela disse que o problema, na maioria das vezes, ocorre no próprio ambiente familiar e precisa ser mais debatido. “A violência sexual contra crianças é uma temática que precisa ser mais falada, para que seja evitada”, disse.

Já o advogado e conselheiro Jonathan Araújo Martins ressaltou a atuação do Conselho Tutelar dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. O papel é de controle social para proteger o direito das crianças e adolescentes.

Relacionadas

Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores