Foi realizado nesta quinta-feira (30/05), no campus-sede, o Encontro de Supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (PIBID/Unimontes). A programação teve início pela manhã e prosseguiu até o final da tarde, com a participação da equipe de coordenadores e dos 426 professores que atuam na supervisão do PIBID em escolas de municípios onde a Unimontes possui campi. Um dos destaques foi espaço para relato de experiências dos supervisores.

A pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos presidiu a abertura do evento e ressaltou a importância do programa para a formação dos alunos nos cursos de licenciatura da Unimontes. A instituição tornou-se “pibidiana” em 2010 e desde então pouco mais de 3,9 mil alunos, professores e supervisores de escolas conveniadas foram beneficiados pelas bolsas de incentivo à docência.

O encontro abrirá uma série de eventos para os contemplados do programa. Em junho (dia 6), acontecerá o Fórum Estadual de coordenadores do PIBID, no IFNMG, em Montes Claros. Em setembro, na Unimontes, será realizado o Encontro Institucional de Pibidianos e, no mesmo mês, na Capital Mineira, será a vez do Encontro da Regional Sudeste dos Coordenadores do PIBID. Em dezembro (dia 5), Natal/RN sediará o 4º Encontro Nacional do PIBID, paralelo ao Encontro Nacional de Licenciaturas/2014.

COMO É

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do MEC (CAPES), o PIBID funciona assim: os alunos da Unimontes atuam como bolsistas em subprojetos temáticos, que são coordenados por professores dos cursos de licenciatura. O campo de ação são escolas públicas municipais e estaduais, que recebem oficinas de temas trabalhados no projeto político-pedagógico da graduação. As escolas, por sua vez, participam de duas formas: os alunos do ensino fundamental e médio participam das oficinas e professores, a partir de seleção, passam a ser supervisores nestes subprojetos.

Tania destaqueA professora Silvana Diamantino França, coordenadora do PIBID na Unimontes, no caso específico de 2014, ano com recorde de bolsistas na instituição, são 108 subprojetos com 2.671 bolsistas, sendo 2,1 mil acadêmicos e 426 supervisores. Quando o programa teve início na Unimontes, eram apenas 12 subprojetos e 195 bolsistas.

Ela explica que os coordenadores de área foram indicados pelo colegiados didáticos dos 14 cursos de licenciatura que fazem parte do programa: Artes (Visuais, Teatro e Música), Biologia, Ciências da Religião, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras/Português, Pedagogia e Matemática (alguns interdisciplinares).

AVANÇOS

Tânia Carla de Abreu participou do encontro nessa quinta. Ela é supervisora do PIBID na Escola Municipal Dominguinhos Pereira, em Montes Claros, no subprojeto “Educação para a Promoção de Saúde”, na área da Geografia. Segundo ela, a participação dos alunos do 7º e do 9º ano tem sido intensa. “O envolvimento deles com as oficinas foi voluntário e percebo que se tornaram mais assíduos e mais disciplinados até mesmo com as demais áreas trabalhadas na escola”, disse.

Luana destaqueDa mesma forma avalia Cleyton Anderson Custódio, supervisor do subprojeto “Oficina do Jogo”, na área de Educação Física para alunos do ensino médio da Escola Estadual Beato José de Anchieta. “São apenas dois meses de atividades e o interesse dos estudantes foi natural. Apresentamos a ideia da oficina, que foi muito bem aceita. Sem exagero, percebi que até a evasão apresentou uma redução”, observou o supervisor, ao lembrar que a escola funciona no Bairro Cristo Rei e oito acadêmicos de Educação Física participam das oficinas como bolsistas.

Luana Barbosa Albertini é supervisora do PIBID na Escola Estadual Professora Cristina Guimarães, em Montes Claros, e coordena o subprojeto de oficinas de judô, que contempla mais de 60 alunos do ensino médio e fundamental, desde março último. Vinte acadêmicos de Educação Física da Unimontes são monitores das atividades, que acontecem duas vezes por semana. “A aceitação não poderia ter sido melhor. Vamos precisar abrir mais vagas”, disse, sobre o benefício do PIBID para a escola.