Fonte: Arquivo Pessoal

Acadêmicos do curso de Direito uniram-se aos de Medicina, Odontologia e Enfermagem, todos vinculados à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), para executar ações de prevenção e proteção aos trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa ocorreu por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) Equidade aos Montes do Polo Village do Lago, realizado via parceria entre os cursos de Odontologia e Enfermagem da Unimontes com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, sob financiamento do Ministério da Saúde (MS).

Em 2025, por meio de um edital interno, o Ministério da Saúde (MS) abriu, pela primeira vez, a oportunidade para que estudantes da área de Ciências Sociais, incluindo os de Direito, participassem do PET Saúde.

A Ação de Educação em Saúde ocorreu no dia 26 de março, uma quarta-feira, às 15h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Village do Lago, localizada na Avenida Perimetral, 2546. O evento contou com a participação de 20 gestantes trabalhadoras lotadas na USF.

A meta foi disseminar informações sobre os direitos das gestantes e das pessoas que gestam no âmbito da Saúde e do Direito. O evento abordou o tema “Direito da Gestante”, desenvolvido pelos acadêmicos Ana Clara de Oliveira Moura (Direito), Yan Lucas Martins Silva (Medicina), Daiane Ferreira Mendes e Monaliza Rocha Cavalcanti (Odontologia), sob orientação dos preceptores Camilla Freitas e Maisson Costa.

Debate

Na 11ª edição do PET-Saúde, fruto de ação conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação, com vigência para o biênio 2024-2026, houve debate sobre a equidade no SUS, com enfoque na valorização e no acolhimento dos trabalhadores e futuros profissionais da saúde, a partir de aspectos como identidade de gênero, maternagem, sexualidade, raça, etnia e violência no ambiente de trabalho. Os direitos das gestantes foram apresentados numa perspectiva interdisciplinar.

Os acadêmicos exploraram questões legislativas e da saúde. Coube às participantes expor dúvidas rapidamente sanadas pelos estudantes. A preceptora Camilla Freitas lamenta ser ainda comum as pessoas desconhecerem os próprios direitos. Daí a importância do PET-Saúde Equidade aos Montes, importante dispositivo que visa fortalecer ações de integração ensino-serviço-comunidade.

Equipe multiprofissional

O PET-Saúde Equidade aos Montes do Polo Village do Lago é composto por equipe multiprofissional, da qual fazem parte as professoras Cássia Pérola Braga e Orlene Veloso Dias; os preceptores Camilla Freitas, enfermeira, e Maisson Costa, cirurgião-dentista; e os acadêmicos Ana Clara de Oliveira Moura e Isa Brasileiro (Direito), Ester Freitas e Jamilly Cristal (Enfermagem), Yan Lucas Martins Silva e Pablo Rocha (Medicina), Daiane Ferreira Mendes e Monaliza Rocha Cavalcanti (Odontologia).

Relacionadas

Unimontes inaugura Circuito de Conhecimentos nesta segunda-feira
Unimontes seleciona professor para cursos técnicos em Administração para vários municípios mineiros
Unimontes abre inscrições para professor de curso técnico em Saúde Bucal no município de Francisco Sá
História oral – Professores fazem palestra sobre Pedro Braga e Saluzinho
Unimontes promove Encontro de Egressos em 30 de abril
Unimontes realiza V Simpósio de Botânica Aplicada: inscrições já começaram