Fonte: Arquivo Pessoal

Acadêmicos do curso de Direito uniram-se aos de Medicina, Odontologia e Enfermagem, todos vinculados à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), para executar ações de prevenção e proteção aos trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa ocorreu por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) Equidade aos Montes do Polo Village do Lago, realizado via parceria entre os cursos de Odontologia e Enfermagem da Unimontes com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, sob financiamento do Ministério da Saúde (MS).

Em 2025, por meio de um edital interno, o Ministério da Saúde (MS) abriu, pela primeira vez, a oportunidade para que estudantes da área de Ciências Sociais, incluindo os de Direito, participassem do PET Saúde.

A Ação de Educação em Saúde ocorreu no dia 26 de março, uma quarta-feira, às 15h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Village do Lago, localizada na Avenida Perimetral, 2546. O evento contou com a participação de 20 gestantes trabalhadoras lotadas na USF.

A meta foi disseminar informações sobre os direitos das gestantes e das pessoas que gestam no âmbito da Saúde e do Direito. O evento abordou o tema “Direito da Gestante”, desenvolvido pelos acadêmicos Ana Clara de Oliveira Moura (Direito), Yan Lucas Martins Silva (Medicina), Daiane Ferreira Mendes e Monaliza Rocha Cavalcanti (Odontologia), sob orientação dos preceptores Camilla Freitas e Maisson Costa.

Debate

Na 11ª edição do PET-Saúde, fruto de ação conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação, com vigência para o biênio 2024-2026, houve debate sobre a equidade no SUS, com enfoque na valorização e no acolhimento dos trabalhadores e futuros profissionais da saúde, a partir de aspectos como identidade de gênero, maternagem, sexualidade, raça, etnia e violência no ambiente de trabalho. Os direitos das gestantes foram apresentados numa perspectiva interdisciplinar.

Os acadêmicos exploraram questões legislativas e da saúde. Coube às participantes expor dúvidas rapidamente sanadas pelos estudantes. A preceptora Camilla Freitas lamenta ser ainda comum as pessoas desconhecerem os próprios direitos. Daí a importância do PET-Saúde Equidade aos Montes, importante dispositivo que visa fortalecer ações de integração ensino-serviço-comunidade.

Equipe multiprofissional

O PET-Saúde Equidade aos Montes do Polo Village do Lago é composto por equipe multiprofissional, da qual fazem parte as professoras Cássia Pérola Braga e Orlene Veloso Dias; os preceptores Camilla Freitas, enfermeira, e Maisson Costa, cirurgião-dentista; e os acadêmicos Ana Clara de Oliveira Moura e Isa Brasileiro (Direito), Ester Freitas e Jamilly Cristal (Enfermagem), Yan Lucas Martins Silva e Pablo Rocha (Medicina), Daiane Ferreira Mendes e Monaliza Rocha Cavalcanti (Odontologia).

Relacionadas

Unimontes inicia atividades de novas turmas de residência multiprofissional em sete municípios
Documentário sobre Zé Coco do Riachão é aprovado para captação de recursos via Lei Rouanet
Congresso Internacional da Unimontes abre inscrições para selecionar Avaliadores de Trabalhos Científicos
CEPT Unimontes – Processo seletivo para professor de curso técnico está com inscrições abertas até domingo
CEPT Unimontes oferece vagas residuais em cinco cidades – Inscrições terminam sexta-feira
Abril Azul – Unimontes tem programação especial sobre Autismo com SAMTEA