Foi realizada em Brasília (DF), nos dias 2 e 3 de abril, a Oficina Nacional do PET – Saúde, Gestão e Assistência. Organizado pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o evento contou com a participação de duas representantes do PET Saúde – Montes Claros.
Estiveram presentes a coordenadora do programa, a enfermeira Daniella Martins ( coordenadora da Atenção Primária à Saúde do Município) e a tutora – coordenadora do PET-Saúde, professora Orlene Veloso Dias, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
A oficina reuniu representantes das secretarias municipais de saúde e instituições de ensino de cinco regiões do país, com o objetivo de discutir e aprimorar os processos de trabalho que serão executados no âmbito dos projetos aprovados na 10ª edição do PET Saúde. A meta é estimular as práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).


Participaram ainda integrantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
A professora Orlene Veloso Dias explica que durante a oficina em Brasília a equipe do PET – Saúde, Gestão e Assistência de Montes Claros teve a oportunidade de compartilhar as experiências exitosas da integração ensino-serviço-comunidade.
“O PET-saúde é um programa de educação pelo trabalho para a saúde que tem como objetivo promover a educação interprofissional mediante iniciativas que integrem os núcleos de saber das diferentes profissões, de forma colaborativa com foco nas ações de gestão e assistência da atenção primária à saúde”, explica a professora Orlene Veloso Dias, que coordena as atividades de forma colaborativa.
O programa é uma iniciativa da OPAS em parceria com o Ministério da Saúde, em articulação com os municípios e instituições superiores.

Participação de professores e alunos da Unimontes
Ela ressalta que professores e estudantes dos cursos de graduação de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Unimontes compõem as equipes do programa, juntamente com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Ao todo, a iniciativa envolve 120 participantes da Universidade e da Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora tutora lembra ainda que o programa tem o controle social, por meio de integração com o Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros no desenvolvimento das ações de gestão e assistência em saúde.

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro