Foi realizada em Brasília (DF), nos dias 2 e 3 de abril, a Oficina Nacional do PET – Saúde, Gestão e Assistência. Organizado pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o evento contou com a participação de duas representantes do PET Saúde – Montes Claros.
Estiveram presentes a coordenadora do programa, a enfermeira Daniella Martins ( coordenadora da Atenção Primária à Saúde do Município) e a tutora – coordenadora do PET-Saúde, professora Orlene Veloso Dias, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
A oficina reuniu representantes das secretarias municipais de saúde e instituições de ensino de cinco regiões do país, com o objetivo de discutir e aprimorar os processos de trabalho que serão executados no âmbito dos projetos aprovados na 10ª edição do PET Saúde. A meta é estimular as práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).


Participaram ainda integrantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
A professora Orlene Veloso Dias explica que durante a oficina em Brasília a equipe do PET – Saúde, Gestão e Assistência de Montes Claros teve a oportunidade de compartilhar as experiências exitosas da integração ensino-serviço-comunidade.
“O PET-saúde é um programa de educação pelo trabalho para a saúde que tem como objetivo promover a educação interprofissional mediante iniciativas que integrem os núcleos de saber das diferentes profissões, de forma colaborativa com foco nas ações de gestão e assistência da atenção primária à saúde”, explica a professora Orlene Veloso Dias, que coordena as atividades de forma colaborativa.
O programa é uma iniciativa da OPAS em parceria com o Ministério da Saúde, em articulação com os municípios e instituições superiores.

Participação de professores e alunos da Unimontes
Ela ressalta que professores e estudantes dos cursos de graduação de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Unimontes compõem as equipes do programa, juntamente com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Ao todo, a iniciativa envolve 120 participantes da Universidade e da Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora tutora lembra ainda que o programa tem o controle social, por meio de integração com o Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros no desenvolvimento das ações de gestão e assistência em saúde.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro