Três trabalhos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com ênfase em pesquisas desenvolvidas em municípios do Norte de Minas, foram apresentados durante o 2º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Desenvolvimento Humano, realizado paralelamente ao 15º Congresso Paulista de Educação Física, ao final de junho, na sede da Universidade Anchieta – Unianchieta, em Jundiaí/SP. Ao longo dos três dias de programação, foram apresentados 195 artigos e 127 resumos científicos. O evento reuniu 800 pessoas.
Elaborados pelo professor Wellington Danilo Soares, os artigos científicos da Unimontes estão publicados no volume 10 da Revista “Coleção de Pesquisa em Educação Física”, indexada junto à Qualis Periódicos – referência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, para a qualidade das produções científicas.
“O Congresso tem como diferencial a busca coletiva pelo conhecimento sobre a atividade física e desenvolvimento humano, com base nos determinantes biológicos, sociais, psíquicos, históricos, culturais, políticos, e econômicos, tanto no âmbito individual como coletivo”, analisa o autor.
Um dos estudos remete aos cuidados de crianças e jovens com a alimentação. Sob o título “Análise do Percentual de Gordura e Índice de Massa Corporal (IMC) de estudantes da Escola Municipal José Barbosa de Oliveira”, o trabalho foi desenvolvido junto aos alunos de 11 e 13 do educandário de Catuti, no Norte de Minas.
Os outros dois artigos apresentados no evento foram os seguintes: “Composição Corporal de Escolares de 7/12 Anos da cidade de Mato Verde” e “Nível De Atividade Física dos Acadêmicos da Favenorte”. Segundo o professor, “o Congresso foi de suma importância para a Unimontes diante do intercâmbio de informações e da maior interação entre os profissionais da Educação Física em âmbito nacional”.