Teve início na manhã desta quinta-feira (29/11), a reunião preparatória do II Encontro Internacional de Pesquisadores (EIPSE). Participam representantes da Universidade Estadual de Montes Claros, Faculdades Integradas Pitágoras (Montes Claros) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto D’Ouro (UTAD/Portugal) – organizadoras – e de instituições de ensino superior públicas e privadas de diversas partes do País. O evento acontecerá até o sábado (1º de dezembro), no Salão de Conselhos, no prédio da Reitoria da Unimontes (4º andar).

A reunião tem como objetivo definir o cronograma de atividades para o próximo encontro, que acontecerá entre setembro e outubro de 2013, em Montes Claros. A pauta está em consonância com as temáticas das pesquisas produzidas por professores, acadêmicos, mestres e doutores do Brasil e do exterior nas áreas afins à saúde, psicologia e ao esporte. Outro ponto em destaque está no trabalho conjunto das instituições de ensino superior e de fomento para viabilizar a criação de um centro iberoamericano de estudos sobre “qualidade de vida e saúde”.

CONSOLIDAÇÃO CIENTÍFICA

“Além de consolidar a relação entre as instituições, esta primeira reunião reforça a concepção de compromisso para o incremento da pesquisa acadêmica, com reflexos benéficos para os alunos e professores”, observou o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. “A união de esforços deixa evidente que o conhecimento não tem mesmo barreiras”, finalizou.

Coordenador geral do II Encontro Internacional de Pesquisadores, o professor Jaime Tolentino Miranda Neto agradeceu às pessoas e entidades que reconhecem a importância do projeto. “Hoje, nos reunimos previamente para delinear o programa de atividades para o próximo encontro, já com a perspectiva de ampliar temáticas e a participação acadêmica”, completou. Segundo ele, o trabalho passa, ainda, pela viabilidade dos recursos já inseridos pelos deputados da “bancada científica” nos orçamentos estadual e federal para investimento na organização e realização do evento.

A diretora executiva das FIP/MOC, professora Fátima Turano, ressaltou a importância de mais uma parceria entre as instituições, já com o propósito de ampliar a diversidade de temas para as palestras, mesas redondas e apresentação de pesquisas. O ex-reitor da Unimontes e integrante do comitê de ética da FIP, professor José Geraldo de Freitas Drumond, sugeriu aos participantes que a programação estimule e sensibilize os graduandos a se tornarem cientistas.

Para o professor português José Jacinto Vasconcelos Raposo, da UTAD, “ainda são raras as investigações científicas interdisciplinares, justamente o que propõe o Encontro Internacional de Pesquisadores. “Nesta reunião preparatória já nos deparamos com múltiplos interesses. Cria-se, a partir daí, uma rede de solidariedade entre as instituições para incentivar o desenvolvimento científico mútuo”, acrescentou.

ORGANIZAÇÃO PRÉVIA

Doutor em Psicologia Social e com estudos que associa a delinquência ao esporte, Nilton Formiga é professor das Faculdades Maurício de Nassau, em João Pessoa/PB, e considera de suma importância a troca de experiências na elaboração do programa de atividades do EIPSE. “A troca de ideias vai nos permitir conhecer as diversas formas de pesquisa. É uma questão contextualizada: diante das realidades diferentes, as metodologias e os temas produzidos pelas instituições não seguem os mesmos roteiros. Vamos aprender uns com os outros”, opinou.

Marcos Antonio Pereira e Nilton Formiga

Marcos Antonio Pereira e Nilton Formiga são pesquisadores no Piauí e em João Pessoa, respectivamente

“Além de conhecer as demandas alheias, a reunião preparatória para o próximo encontro internacional vai nos ajudar a definir um denominador comum para que o interesse dos alunos, pesquisadores e professores seja o mesmo ao longo de todo o evento; independente dos temas”, analisou o professor de Fisiologia Humana e Exercício da Universidade Federal do Piauí, Marcos Antonio Pereira dos Santos.

O Encontro Internacional de Pesquisadores (EIPSE) é uma iniciativa é do departamento de Educação Física da Unimontes por intermédio do Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte – Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia (Gipsom). Além da UTAD e das FIP/MOC, são parceiros o Ministério da Educação (MEC), Capes, CNPq, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/Portugal) e Revista Motricidade. Na primeira edição, realizada em 2011, o evento contou com 986 inscritos, 235 trabalhos científicos para submissão e 136 pesquisas apresentadas.

Durante a reunião preparatória acontecerá o lançamento de livros temáticos, como “Medicina Ambulatória”, organizado pelos professores Tatiana Bacelar Kashiwabara, Jaime Tolentino e Lamara Laguardia. A obra contém informações básicas sobre temas e doenças comuns na medicina ambulatorial distribuídas em 287 páginas.