“Cura Espírita: A experiência dos Não Espíritas no Nosso Lar”. Este é o título do livro produzido pela pesquisadora Cristiane Martins Gomes, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O lançamento acontecerá no próximo dia 7 (terça-feira), às 19h30, no auditório do prédio 6 (campus-sede). A obra é da Editora Unimontes.

Na obra, a autora narra o trabalho desenvolvido junto à instituição espírita de caridade “Nosso Lar”, em Montes Claros, criada há aproximadamente 40 anos. O livro foi produzido durante dois anos e meio, com base nos estudos para a dissertação de mestrado da pesquisadora em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). O livro tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo a professora, com referência à instituição espírita, ela observou o atendimento na unidade de acolhimento: “como as pessoas chegavam, o que buscavam e o que conversavam”. Além das observações, foram feitas também entrevistas. “A obra aborda as experiências e vivências de pessoas não espíritas, que simpatizam e encontram no meio espírita um conforto para o tratamento espiritual, material e de saúde”, pontuou a autora.

CURA

“Diversos espaços espíritas já foram estudados, mas resolvi observar as pessoas não espíritas que são atendidas ali especificamente em razão da proposta de trabalho desenvolvida na Instituição, que é a cura espiritual. Considero relevante na perspectiva acadêmica, pois assim estudamos os diferentes credos religiosos de pessoas que buscam apoio em um ponto comum que é o espiritismo”, analisa.

A pesquisadora resume a produção como uma experiência enriquecedora, já que teve a oportunidade de manter contato direto com as pessoas envolvidas. “É um tema polêmico, e ao mesmo tempo, muito pessoal. Nessa perspectiva acadêmica, é a primeira vez que um estudo enfatiza o tema no viés espírita. Entendo que a obra abre espaço para novas pesquisas na área, enriquecendo o conhecimento sobre o espiritismo não só no Norte de Minas, mas em outros lugares”, acrescentou a autora.

Como conclusão, Cristiane Martins define: “embora vivemos em um mundo onde a ciência educa para que nossas ações e atenção suprimam a via espiritual do caminho, o sagrado encontra espaço na dor e no sofrimento”.

Para o lançamento, a professora desenvolverá uma campanha social na qual cada pessoa possa levar dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados à própria Instituição Espírita Nosso Lar. O livro também será lançado em Juiz de Fora durante evento da Associação Brasileira de Historiadores da Religião, entre os dias 15 e 17 de abril. O título também estará à venda nas principais livrarias de Montes Claros.

SOBRE A AUTORA

Cristiane Martins Gomes graduou-se em Filosofia pela Unimontes em dezembro de 2002. Especializou-se em Tecnologias na Educação também pela Unimontes e é mestre em Ciências da Religião pela PUC/SP. Entre 2012 e 2014, foi coordenadora didática do curso de Ciências da Religião, da Unimontes. Atualmente, é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID/CAPES), com o subprojeto “Ensino Religioso com a Linha de Ação: Pluralismo Religioso”. É professora do Departamento de Filosofia e ministra aulas no curso de Ciências da Religião.

Lançamento – Livro
“Cura Espírita: A Experiência dos Não Espíritas no Nosso Lar”
Autora: professora Cristiane Martins – Departamento de Filosofia
Local: Auditório do prédio 6 (campus-sede)