– Escritor autorizou o roteiro e Interessados em fazer parte do elenco devem se inscrever até o dia 25 de janeiro –

A professora e escritora Andrea Martins, do Departamento de Comunicação e Letras, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), vai desenvolver um trabalho de vídeo a partir da obra do escritor e cronista Luis Fernando Veríssimo. O curta-metragem, elaborado pela pesquisadora, é adaptado do “O encontro”, do escritor gaúcho.

Andrea Martins revela que teve autorização do próprio Veríssimo para produzir o curta e adaptar a obra. O prazo para desenvolver os trabalhos vai até maio deste ano e, por isso, a escritora já recebe inscrições para candidatos que tenham interesse em integrar o elenco.

“As vagas são para um casal de atores e aproximadamente 15 figurantes, dentre os quais pelo menos dois terão participação com falas”, explica. As inscrições estão abertas e seguem até 25 de janeiro.

De acordo com Andréa, os testes para ator e atriz serão realizados no dia 30 de janeiro em local e horário a serem definidos. A faixa etária desejável é para pessoas entre 27 e 40 anos. “Esse requisito não é imprescindível já que em cinema o que interessa é a imagem, atuação e, é claro, o desempenho do profissional”, disse a professora.

PRÓPRIO ROTEIRO

Professora andreaMartinsO texto para o teste será uma cena do próprio roteiro do curta-metragem e a seleção será feita pela pesquisadora, que também assina a direção. O trabalho tem ainda a participação do fotógrafo Samuel Reis, de Montes Claros, responsável pela direção de fotografia.

“Embora não tenha conseguido recursos para o projeto, já decidi dar andamento à produção do curta, uma vez que tive a autorização do escritor Luis Fernando Veríssimo para adaptar o conto, o que considero um verdadeiro presente. Não posso e não vou perder esta oportunidade, pois normalmente é necessário pagar antecipadamente os direitos autorais para se conseguir uma autorização dessas. Eu a consegui em condições excepcionais”, destacou Andrea.

Ainda conforme a pesquisadora, a negociação foi possível graças à interferência do também escritor e roteirista Fernando Bonassi, atualmente contratado pela Rede Globo de Televisão, que esteve em Montes Claros em 2013, a convite do Projeto “Cinema Comentado Cineclube”, para ministrar uma oficina de tratamento de roteiros. Bonassi, ao ler a adaptação da professora, se prontificou a ajudá-la com a autorização, por considerar o roteiro “redondo”, o que em linguagem de cinema significa que está irretocável e pronto para ser filmado.

O filme será produzido e dirigido por Andrea Martins, em parceria com o Cinema Comentado Cineclube e a produtora de vídeo Ellefante. Outras parcerias estão sendo sondadas. As filmagens estão previstas para iniciar na segunda quinzena de fevereiro. Interessados em integrar o elenco do filme devem fazer a inscrição pelo e-mail andrea.martins@unimontes.br ou deacristinamartins@gmail.com e, ainda, pelos telefones (38) 9 9191-0013 – 9 9836-0013.

Curta Metragem “Encontro” de Luis Fernando Veríssimo
Inscrições: até 25 de janeiro