A professora Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, do departamento de Comunicação e Letras, da Universidade Estadual de Montes Claros, lançará no mês que vem, no Rio de Janeiro, o livro “Por trás do Véu e da Espada”- o Disfarce subjacente à Representação das Personagens Cervantinas”. A obra é uma publicação da Editora Mulheres. O evento será entre os dias 2 e 5 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas.

O livro analisa e discute as novas representações de personagens masculinas e femininas do escritor espanhol Miguel de Cervantes e também destaca os mistérios escondidos como as rupturas, subversões e transgressões às convenções, o que revela uma sociedade secreta em que as mulheres exibem alguma autoridade num contexto de ordem, ainda, predominantemente, masculino.

A obra já foi lançada no âmbito da Unimontes no VIII Seminário de Literatura Brasileira, realizado neste ano. A pesquisa da professora da Unimontes, que também atua no programa de mestrado em Letras/Estudos Literários, foi considerada pelos professores da banca, especialistas em literatura espanhola e hispano-americana, como “um dos melhores textos escritos sobre Miguel de Cervantes no Brasil, nos últimos tempos”.

Cervantes é considerado um dos maiores escritores da literatura espanhola e destacou-se pela novela mundialmente conhecida, Dom Quixote de La Mancha – dentre outras obras.

De acordo com a autora, a obra é fruto de uma pesquisa desenvolvida na USP, onde concluiu o doutorado em Literatura Espanhola e Hispano-americana e onde participa de um grupo de pesquisa (Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos Séculos XVI e XVII).

“Trata-se de um estudo sobre duas narrativas: “El celoso extremeño” e “Las dos doncellas”, publicadas em 1613, por Miguel de Cervantes, na Espanha. A pesquisa investiga como o autor utiliza algumas estratégias, tendo em vista os tratados de conduta morais e de ética do século XVI para ironizar as relações sociais e, sobretudo as de gênero naqueles tempos”, informa a professora.

SOBRE A AUTORA

Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida é doutora em Literatura pela UnB, doutora em Literatura Espanhola pela USP, mestre em Literatura Brasileira pela UFMG. É também integrante da Associação Brasileira de Hispanistas – ABH – e do Grupo de pesquisa Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos Séculos XVI e XVII, da USP. Docente do departamento de Comunicação e Letras e do Mestrado em Letras/Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros.

É autora dos livros “O legado ficcional de Lúcia Miguel Pereira- escritos da tradição” e “Por trás do véu e da espada”- o disfarce subjacente à representação das personagens cervantinas, publicados pela Editora Mulheres; e “Crítica, Poética e Relações de Gênero: uma releitura de Memórias de um Sargento de Milícias”, publicado pela Editora Annablume.

Organizadora dos livros “Nas Margens do fato – escritos sobre as Novelas, de Cervantes” e “Diálogos literários – a literatura do Século de Ouro Espanhol” e “As literaturas brasileira, francesa e inglesa”, ambos publicados pela Editora Unimontes. Pesquisadora das relações de gênero, identidade, alteridade na ficção da literatura brasileira, espanhola e hispano-americana. Atualmente, pesquisa a crítica produzida por Lúcia Miguel Pereira nas décadas de 1930 e 1940 e a literatura infanto-juvenil realizada por escritoras mineiras.

Serviço
Lançamento do livro – “Por trás do véu e da espada – o disfarce subjacente à representação das personagens cervantinas”
Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro – VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas
Data: 2 a 5 de setembro

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia