Evento programado para a próxima sexta-feira faz parte do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro

A Universidade Estadual de Montes Claros participará de sessão especial do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro (FBCB), programada para a próxima sexta-feira (10/12), em homenagem ao cineasta inglês Adrian Cowell, uma das maiores referências mundiais nos registros audiovisuais sobre a Amazônia. O professor Gustavo Cepolini Ferreira, do Departamento de Geociências e do mestrado em Geografia da Unimontes, tem uma série de estudos sobre a obra do britânico e será um dos debatedores na mesa redonda “50 anos de Cinema na Amazônia”.

Adrian Cowell (1934-2011)

A participação é aberta e gratuita, pela plataforma Zoom, com acesso pelo site do evento: https://cutt.ly/gYkMgKj, a partir das 14 horas. A mesa redonda será realizada logo após a exibição do curta-metragem documental “Visões da Floresta (2012)” produzido por Vicente Silvério Rios e Frederico Mael, do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).

Parceiro de Cowell, o documentarista goiano Vicente Rios será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da Unimontes, comenda aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU) em março deste ano. Ele está vinculado ao Instituto de Pré-História e Antropologia da PUC-Goiás, com condecorações internacionais como o Prêmio Chico Mendes e o Certificate of Merit, da Organização das Nações Unidas (ONU).

PIONEIRISMO

Em 2021, completa-se uma década da morte de Adrian Cowell (1934-2011), pioneiro na documentação da vida na Amazônia Brasileira, em especial acompanhando as históricas expedições dos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Boas (Xingu, nos anos 1960) e o processo de implantação dos projetos de colonização em Rondônia, na década de 1980.

Professor Gustavo Cepolini

O britânico registrou também o trabalho realizado por Chico Mendes e o movimento dos seringueiros na criação de reservas extrativistas no Acre.

Com estudos voltados para a questão fundiária na Amazônia, Cepolini integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (NEPRA). É autor do Atlas de Conflitos na Amazônia, que reúne depoimentos relacionados à disputa de terras na região e conta o drama vivido pelos pequenos produtores na luta pelo direito à legalização de suas terras e os abusos praticados pelos latifundiários.

Em seu doutorado em Geografia Humana (USP), o professor da Unimontes produziu tese sobre a trajetória de Cowell, e, neste ano, ele finaliza a organização do livro “A Amazônia a partir do olhar de Adrian Cowell”, que conta com o suporte da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, por meio de financiamento do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), da Capes/MEC.

Também entre os debatedores está o próprio Frederico Mael, historiador e advogado que se destacou como parceiro institucional de Cowell e responsável pela curadoria do acervo que leva o nome do cineasta inglês. Liderança internacional nos assuntos das nações indígenas, o mineiro Ailton Krenak também participa da mesa redonda, assim como Stella Penido (Fundação Casa Oswaldo Cruz), Elisabete Kitamura (Universidade Federal de Rondônia, Brent Millikan (Rede “International Rivers) e Felipe Milanez (Universidade Federal da Bahia (UFBA). A mediação é de Adriana Ramos, assessora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA).

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025