O professor Renato Sobral Monteiro Júnior, do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros, será um dos conferencistas na III Jornada Neurociências e Movimento Humano – “Adaptando a Reabilitação ao Futuro”. O evento reunirá pesquisadores internacionais, especialmente do Brasil, Chile e Austrália, no próximo dia 15, no auditório da Escola de Medicina da Universidade de Talca, região central do Chile.

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GENESEs) e docente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde, da Unimontes, Renato Sobral coordena, no âmbito da Unimontes, as pesquisas desenvolvidas sobre o acesso de idosos aos exercícios físicos com associação ao treinamento com equipamentos virtuais que auxiliam no tratamento do Alzheimer.

Dentre os reflexos, a melhoria da saúde mental. Os jogos virtuais exigem equilíbrio, movimentos bidirecionais e funções executivas. Recentemente, o seu estudo foi contemplado com uma bolsa financiada pela International Brain Research Organization (IBRO) para estudos com neurocientistas de curta permanência na própria Universidade de Talca. A pesquisa sobre o exercício físico associado à realidade virtual foi publicada no “Journal of the American Medical Directors Association” (EUA), considerado o segundo mais importante periódico científico na área de Geriatria e Gerontologia no mundo.

O pesquisador da Unimontes destaca que os estudos sobre exercícios com realidade virtual na saúde mental e física de idosos estão em continuidade no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros.

Na universidade chilena, ele ministrará a conferência: “Prevenção e Tratamento do declínio cognitivo e a fragilidade em idosos utilizando os jogos eletrônicos”, às 14h50 (horário do Chile).