O professor e pesquisador Renato Sobral Monteiro Júnior, do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), publicou recentemente um capítulo sobre os efeitos benéficos do exercício físico na prevenção e tratamento de doenças crônicas típicas do envelhecimento. Diante da importância e da projeção do tema, o documento faz parte do Manual da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Renato Júnior também coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GÊNESES/Unimontes). Segundo ele, trata-se de um manual técnico-científico elaborado por profissionais das mais variadas áreas da saúde. O manual tem por finalidade destacar o conhecimento científico com orientações sobre segurança geral dos idosos, que podem ser aplicadas aos diversos campos da saúde.

REABILITAÇÃO

A área de pesquisa do professor da Unimontes concentra os efeitos do exercício físico no envelhecimento, neurociência do exercício, reabilitação e treinamento com jogos virtuais (“exergames”), “inflammaging” (inflamação sistêmica de baixo grau) e caquexia (perda de peso e atrofia) associada ao câncer. No capítulo, o pesquisador apresentou casos específicos de contraindicação ao exercício, além de ressaltar a importância do acompanhamento profissional.

Renato Júnior“Fui integrante da Câmara de Educação Física da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia entre 2014-2016. O capítulo publicado é um produto final da gestão. Abordo aspectos científicos e práticas sobre o exercício para o idoso. Aspectos e práticas que norteiam o projeto de pesquisa coordenado por mim aqui na Unimontes sobre Exercício Físico, Saúde Física e Mental de Idosos”, disse o pesquisador.

CONFIRA

CURRÍCULO – O professor Renato Júnior é doutorando em Medicina – Neurologia Neurociências) – pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira. É especialista em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfofuncional (Universidade Gama Filho/UGF) e em Recuperação Musculoesquelética (UniFOA – Volta Redonda).

É docente e pesquisador efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), coordenador do (GENESEs Unimontes), pesquisador do Laboratório de Neurociência do Exercício (LaNEx/UERJ) e do Laboratório do Exercício (LaNEx/Unimontes), além de ser pesquisador colaborador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS) na área de “Exergames” (recursos virtuais associados à Educação Física).

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia