O professor, antropólogo e pesquisador João Batista Almeida Costa, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), será um dos debatedores da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na sede da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, no período de 10 a 15 de julho. O encontro abordará o tema “Cerrado: Água, Energia e Alimento”.

A reunião anual da SBPC é um dos maiores eventos científicos do País, totalizando 148 atividades entre conferências, mesas-redondas e simpósios, além de 67 minicursos e cinco sessões de pôsteres. A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas de diversas universidades e instituições de pesquisa – nacionais e estrangeiras – participem da programação.

O professor da Unimontes estará presente na mesa redonda “Sertão: Mitologia e Política”, a ser coordenada pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), na próxima sexta-feira (15), a partir das 15h30. Ele apresentará a conferência “Sertão: Lugar de Encontro de Gentes e de Culturas, a Síntese Multicivilizacional da Nação Plural”. O assunto também será debatido pelas professoras Mireya Suarez de Soares (UnB) e Custódia Selma do Amaral, da Universidade Federal de Goiás.

EUCLIDES, ROSA E DARCY

Baseado em pesquisas desenvolvidas no Norte de Minas ao longo de vários anos, o professor João Batista Almeida Costa mostrará uma síntese do sertão e a sua pluralidade. “O sertão é o cerne da Nação Brasileira, com diversos grupos étnicos e diferentes culturas”, observa o antropólogo e pesquisador da Unimontes, lembrando que se baseou também em estudos, pesquisas e escritos de Euclides da Cunha, Guimarães Rosa e Darcy Ribeiro.

No resumo do seu trabalho encaminhado à coordenação do evento da SPBC, o pesquisador ressalta: “A perspectiva de ler o sertão como lócus de síntese multicivilizacional da nação brasileira é possível de ser realizada a partir da compreensão do mesmo como lugar de encontro de gente e de culturas”. Ele salienta que, desta forma, os elemento do sertão “constituem o  alicerce que dá concretude à nacionalidade brasileira não mais una, mas multicultural e multiétnica, ou seja, plural”.

QUILOMBOLAS

O pesquisador salienta que participará da Reunião Anual da SBPC por indicação da Associação Brasileira de Antropologia. Ele destaca que a indicação também representa o reconhecimento à importância das pesquisas que vem desenvolvendo sobre o sertão no âmbito da Unimontes, tendo como referência o processo de ocupação do Norte de Minas, envolvendo também as populações tradicionais: quilombolas, caatingueiros, geraizeiros e vazanteiros.

Por sua vez, o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, destaca que o fato de ter um representante da instituição como debatedor na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência significa o reconhecimento nacional aos avanços da instituição.

“A Unimontes já tem merecido destaque nacional graças à qualidade do ensino, medida com boa avaliação dos seus cursos no Exame Nacional de Estudantes (Enade), do MEC. A presença do professor João Batista Almeida Costa no encontro da SBPC, considerado um dos mais importantes eventos científicos do Brasil e da América Latina, demonstra o reconhecimento aos avanços da universidade também na produção científica e na inovação”, conclui o reitor.