Rafael Sânzio debate sobre o projeto ‘GeoAfro”, no módulo que conclui as atividades de 2021 do projeto antirracismo da Geografia

O “Projeto GeoAfro”, que promove a incursão na “Diáspora Africana para o território do Brasileiro”, inclusive com aprofundamento sobre os territórios quilombolas no Brasil e a concentração territorial da população negra no País, será debatido no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros, na próxima segunda-feira (29/11). O tema marcará o 10º módulo, no encerramento do curso de extensão: “Baobá dos Saberes: dialogando com as territorialidades da educação popular antirracista”.

Os trabalhos serão conduzidos a partir das 19h, pelo professor Rafael Sânzio Araújo dos Anjos, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) e diretor do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica (CIGA).

Professor, geógrafo e pesquisador Rafael Sânzio dos Anjos (Divulgação)

NACIONAL E INTERNACIONAL – Pós-doutor em Cartografia Étnica, no Museu Real da África Central (Bélgica), ele é referência nacional e internacional em estudos afrobrasileiros, com experiência à frente dos projetos “Geografia Afrobrasileira”, “Instrumentação Geográfica, Educação Espacial e Dinâmica Territorial” e do Centro de Documentação Geográfica Milton Santos.

A coordenação do curso é das professoras Márcia Verssiane Gusmão e Iara Maria da Silveira, do Departamento de Geociências da Unimontes e, respectivamente, responsáveis pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão e Educação Popular (NEPEX_GEOPOP) e pelo Laboratório de Educação Geográfica (LAEDGEO).

As atividades virtuais, com transmissão pelo YouTube (canal do NEPEx/GeoPop), tiveram início em agosto, com módulos semanais, sempre às segundas-feiras. As palestras são ministradas por pesquisadores convidados de diversas instituições do Brasil e também com atuações no exterior sob a ótica de seus estudos sobre o antirracismo. Entre os inscritos estão professores, alunos de graduação e pós-graduação de 20 estados brasileiros.

A iniciativa conta, ainda, com o apoio do Departamento de Geociências e da Pró Reitoria de Extensão.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba