A Universidade Estadual de Montes Claros integra uma rede internacional de pesquisa que tem como objetivo estudar a polifonia ritual nas religiões afro-brasileiras. O projeto homônimo conta com a participação do cientista canadense Steven Engler, da Mount Royal University, que estará no campus-sede da Unimontes, na próxima terça-feira (13/8), como convidado para a conferência “Panorama Internacional das Religiões”.

O evento é organizado pelo Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PET-CRE), com atividades gratuitas a partir das 19 horas, no auditório do prédio 2 (2º andar), campus-sede. A coordenação é da professora Cristina Borges, tutora do PET-CRE.

Referência mundial, Steve Engler é mestre em Filosofia e doutor em Estudos Religiosos. Visita o Brasil para novas reuniões em Montes Claros e Belo Horizonte com os co-autores do projeto – Alexandre Frank Silva Kaitel e Guaraci Maximiano dos Santos, ambos da PUC-Minas, e a professora Cristina Borges (Unimontes).

Em outro momento, eles se reunirão com sacerdotes de Montes Claros (Tateto Italandê, Mameto Itagueressu e Mãe Cida) para uma pesquisa mais ampla em terreiros afro-religiosos sobre a Umbanda e Candomblé.

“O projeto tem como objetivo pesquisar os sentidos do pertencimento a religiões polifônicas, os papeis exercidos pelas pessoas nos diferentes rituais e como elas percebem sua identidade religiosa”, explica a professora Cristina Borges. Outro ponto em apuração no trabalho coletivo, segundo a pesquisadora, está na análise de como a participação nos rituais evoluiu durante o tempo de pertencimento às religiões, dentre outras questões.

SERVIÇO
Palestra “Panorama Internacional das Religiões”
Com o professor doutor Steven Engler
Gratuita
Data: 13 de agosto
Local: Auditório prédio 2, 2º andar (campus-sede)
Horário: 19 horas
Informações: petcre2017@gmail.com

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária