O estudo “Satisfação de usuários de serviços de saúde auditiva com aparelhos de amplificação sonora individual”, da fonoaudióloga Mirna Rossi Barbosa, egressa do mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros, foi agraciado com Menção Honrosa em Saúde Coletiva durante o 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero-americano de Fonoaudiologia.
O evento, realizado em Porto de Galinhas (PE), foi promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), visando à divulgação de novas pesquisas do setor, além de comemorar os 25 anos de existência da instituição.
A pesquisa da mestranda Mirna Rossi Barbosa teve como objetivo conhecer a satisfação referente ao aparelho auditivo entre os usuários assistidos pelo serviço de saúde auditiva do Norte de Minas. Foram entrevistadas 320 pessoas em 33 municípios da região.
Mirna Rossi salientou que o estudo realizado este ano, em uma escala de zero a dez, indica que a média de satisfação com o aparelho foi de 5,09% e de avaliação de serviço 7,25%. Segundo a autora, 46% dos entrevistados relataram que não estavam fazendo uso do aparelho há um mês, sendo que a maioria alegou dificuldades na adaptação.
“Os desconfortos percebidos precisam ser mais bem investigados e sanados. O Serviço de Saúde Auditiva, juntamente com a Atenção Primária à Saúde, necessita adotar medidas para garantir o uso efetivo do aparelho auditivo e a satisfação do paciente”, pontuou a fonoaudióloga.
O mesmo artigo recebeu o aceite para publicação na Audiology – Comunication Resarch. A pesquisadora ressaltou ainda que o trabalho foi orientado pelo professor Antônio Prates Caldeira, tendo também como co-autores Daniel de Souza Medeiros, Gisele Marques e Luiza Augusta Rossi Barbosa.