A Santa Casa de Montes Claros, uma das mais antigas instituições de saúde de Minas Gerais, criada em 1871, é objeto de uma ampla pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Montes Claros, que vai levantar toda a trajetória do hospital ao longo dos seus mais de 140 anos. O estudo resultará no lançamento de um livro e servirá como base para a implantação de um museu sobre a história da Santa Casa, que também será apresentada através da produção de documentário em vídeo.

A pesquisa “História e Memória da Irmandade Nossa Senhora das Mercês – Santa Casa de Montes Claros” – foi iniciada em setembro de 2011 pelo Núcleo de História e Cultura Regional (Nuhicre), do departamento de História da Unimontes.

Dentro do projeto, foi montada no hall do prédio 2, no campus-sede, uma exposição fotográfica e de objetos que vão compor o futuro Museu de História e Memória da Santa Casa. A mostra, que também fez parte das atrações durante o projeto “A Gosto da Unimontes”, no antigo Casarão da Fafil, pode ser conferida até esta sexta-feira (31/8), das 7 às 22h30.

CRONOGRAMA

O estudo sobre a história da instituição hospitalar será desenvolvido pelos próximos dois anos, conforme convênio de cooperação técnico-científica assinado entre a Unimontes e a Santa Casa, no dia 20 de setembro do ano passado. A pesquisa, coordenada pelo professor Denílson Meireles Barbosa, envolve 10 professores/pesquisadores e cinco acadêmicos do curso de História, com a participação da Diretoria de Documentação e Informação (DDI) da Unimontes. Conta ainda com o apoio do departamento de Marketing da Santa Casa.

Exposição 140 anos Santa Casa no CasarãoA mostra montada no hall do prédio 2 do campus-sede faz parte de um dos cinco subprojetos do trabalho, intitulado “Organização, Exposição e Divulgação da Pesquisa”. Os outros subprojetos são: “Documentário em vídeo com as principais ações para a implantação e ampliação da Santa Casa”; “Catalogação, Organização e Digitalização dos Prontuários e Acervos Iconográfico e Fotográfico” – que incluirá lançamento de um livro –; “Inventário”; e a “Casa da Memória”.

Estão previstos o levantamento de nomes e a seleção de personalidades regionais que se destacaram na história da Santa Casa de Montes Claros; a produção de documentário com as principais ações ao longo desses 140 anos de existência; catalogação e a organização e digitalização do acervo iconográfico e de prontuários durante mais de 100 anos; e a elaboração do Projeto de Implantação da Casa da Memória da Santa Casa de Montes Claros.

DIGITALIZAÇAO DE ACERVO DOCUMENTAL

Entre as propostas de pesquisa está a digitalização do acervo documental e iconográfico e a gravação de depoimentos de pessoas que contribuíram de forma significativa com a história da Santa Casa; criação de um espaço de memória da instituição, reunindo objetos diversos e documentos que marcaram a trajetória da instituição nos últimos 140 anos.

O coordenador da pesquisa, professor Denílson Meireles Barbosa, destaca que, na primeira etapa dos trabalhos, foi iniciada a elaboração de um livro com importantes informações das práticas médicas realizadas no município com a implantação da “Irmandade Nossa das Mercês da Santa Casa de Montes Claros, em 1871; a relevância das ações realizadas e orientadas pela Irmã Beata (maior símbolo de caridade da instituição); além de fatos importantes que resgatam a memória dos 140 anos da Santa Casa.

A coordenadora do Nuhicre, professora Carla Cristina Barbosa, explica que os trabalhos estão sendo feitos em acervos documentais impressos e iconográficos da própria Santa Casa, com apoio da Diretoria de Documentação e Informação da Unimontes. Os pesquisadores (professores e acadêmicos) coletam as informações históricas e as fotografias antigas, que são digitalizadas pela DDI. Além disso, desenvolvem entrevistas com pessoas vinculadas ao contexto histórico da instituição.

A CRIAÇÃO DA SANTA CASA

Prédio Santa CasaEm 21 de setembro de 1871, por meio da lei n° 1776 do Governo da Província de Minas, por iniciativa do Doutor Carlos Versiani e do Cônego Antônio Gonçalves Chaves, foi criada a Irmandade Nossa Senhora das Mercês da Santa Casa de Montes Claros. A instituição foi acolhida canonicamente pela Igreja Católica em 19 de janeiro de 1878, por ato do bispo de Diamantina, Dom João Antônio dos Santos.

A primeira sede da Santa Casa foi concluída em 1877. Em 1903, foi construída outra sede, no final da avenida Coronel Prates. Em 1908, a instituição teve as suas instalações ampliadas a partir de doações do senhor Daniel Costa (cidadão montes-clarense), que deixou parte dos seus bens para a Santa Casa, através de testamento. Em abril de 1947, foi concluído o prédio de dois pavimentos da instituição, de frente para a Praça Honorato Alves, com construção considerada moderna e arrojada para a época.