A partir do estudo científico “Folias e Foliões: entre Devoção e Cultura”, o professor Luciano Cândido Sarmento, do curso de Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), apresentou a pesquisadores e cientistas de diversos países da América Latina, detalhes das manifestações das Folias de Reis em Montes Claros. Na última semana, entre os dias 16 e 19/11, ele participou da XVIII Conferência sobre Alternativas Religiosas na América Latina, realizada em Mendoza, na Argentina.

O evento internacional foi organizado pela Associação de Cientistas Sociais Religiosos do Mercosul, com atividades na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional de Cuyo (Uncuyo), localizada naquela cidade. O tema central foi “Religiões em Questão: Campos, Fronteiras e Perspectivas”.

Além de professor do curso de Artes Música, com mestrado em Execução Musical (UFBA) e produziu o estudo como doutorando em Ciências da Religião pela PUC/São Paulo. Nele, aponta dados etnográficos acerca da influência da atual modernização da sociedade nas práticas ritualísticas destes grupos de folias, tradição secular no município de Montes Claros.

“É preciso cada vez mais ampliar o diálogo, tolerância e convivência pacífica entre as diversas formas de crenças e manifestações religiosas do planeta. Por isso, é tão importante eventos como este que ajudam no aumento de pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos nesta área”, disse o professor.

A conferência reuniu pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que se dedicam a temática das ciências da religião. O pesquisador é também coordenador Programa de Extensão Musica Cultura e Sociedade (PMCS), da Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia