Avaliar as formas de enfrentamento ao estresse ocupacional entre os professores da instituição. Este é um dos objetivos de uma pesquisa que será desenvolvida junto aos professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que tem como foco analisar a prevalência da Síndrome de Burnout entre os docentes.

A pesquisa intitulada “Burnout e Coping Ocupacional em Docentes do Ensino Superior: Um Estudo Transversal” é coordenada pelo professor Fabrício Emanuel Soares de Oliveira, sendo vinculada ao curso de Psicologia e ao Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade.

A equipe de pesquisadores do estudo conta com a participação dos seguintes acadêmicos do curso de Psicologia: Carlos Henrique Souza Almeida, Danilo Bonini Vascon Grego, Flávia Alessandra Silva Chaves, Nathan Leite Ribeiro, Yury Gabriel Lourenço Silva.

A Síndrome de Burnout – esgotamento profissional – é um distúrbio emocional e físico causado por estresse crônico no trabalho, caracterizado por exaustão extrema, despersonalização (sentir-se distante do trabalho) e baixa realização profissional.

Conforme a coordenação, o estudo visa “analisar a prevalência da Síndrome de Burnout nas dimensões da exaustão, do distanciamento mental, do declínio no controle cognitivo e emocional, e dos sintomas psicológicos e psicossomáticos emergentes deste quadro entre docentes da Unimontes”.

Outra meta é identificar fatores associados à jornada de trabalho e atribuições com o estilo de enfrentamento de estresse ocupacional e a prevalência da Síndrome de Burnout entre os professores da instituição superior.

Ainda de acordo com os responsáveis, a comunidade docente será abordada de maneira censitária. Será feita a aplicação de perguntas aos professores, relacionadas ao trabalho e as Escalas Burnout Assessment Tool (BAT) e a Escala de Coping Ocupacional (ECO). Os docentes responderão os questionamentos por intermédio de um formulário online, via “Google Forms, acessível pelo link: https://forms.gle/VGkAgRFxmETmUPMk6

A coleta de dados será iniciada em setembro de 2025 e tem previsão para ser finalizada em dezembro de 2025, podendo sofrer alterações de acordo com o número de respostas. A previsão é que até o final do último semestre de 2026 se finalizem todas as etapas e seja realizada a publicação dos resultados.

Relacionadas

Saúde física e mental será debatida no III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes
Unimontes lança edital para ingresso no Mestrado Profissional em Modelagem Computacional e Sistemas
Unimontes terá mais de R$ 18 milhões em 73 projetos aprovados na Chamada Fapemig
CEPT/Unimontes oferece cursos técnicos no âmbito do Trilha dos Futuro
Unimontes promove treinamento sobre ferramenta para diagnóstico da Doença de Chagas e das Leishmanioses
Edital da Unimontes seleciona docentes colaboradores para o Programa de Pós-Graduação em Geografia