As professoras Maria Patrícia Silva, Élika Garibalde, Zaida ngela de Paiva Crispim, Eveline Andries de Castro e Marília Borborema Rodrigues Cerqueira, da Estação de Pesquisa da Escola Técnica de Saúde, participaram do I Simpósio Internacional de História e História da Educação e do III Encontro Institucional do PIBID da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina.

As atividades foram realizadas entre os dias 5 e 7 de dezembro, no anfiteatro da Universidade, com o objetivo de promover a integração de professores e alunos da graduação e da pós-graduação Stricto sensu em Ensino da Saúde em debates sobre o ensino de história e história da educação.

Entre os palestrantes, o professor Carlos Barros, da Universidade Santiago de Compostela (Espanha), abordou o tema “A História enquanto metodologia de pesquisa interdisciplinar na Educação e Saúde”.

Durante o evento, foi apresentado pela equipe da Escola Técnica da Unimontes, vinculada ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), o trabalho “A Descentralização da Educação Profissional em Saúde: conhecendo a história dos núcleos descentralizados da Escola Técnica de Saúde da Unimontes”.

CORRENTES PEDAGÓGICAS – A referida pesquisa deverá ser concluída em 2013, com ênfase nas correntes pedagógicas. Uma das autoras do trabalho, professora Zaida ngela Marinho, salientou que a pesquisa destaca a contribuição e o pioneirismo da Escola Técnica de Saúde da Unimontes para a qualidade dos serviços prestados nos município, a partir da formação profissional de nível técnico em saúde.

Ainda na oportunidade, a professora Zaida ngela, aluna do mestrado em Ensino em Saúde, da UFVJM, também apresentou o estudo “A integração Ensino Serviço no Processo de Formação Profissional na Escola Técnica de Saúde CEPT/Unimontes e na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG)”.

A pesquisa tem o objetivo de conhecer as práticas de ensino-serviço no processo de formação profissional da ETS/CEPT/Unimontes e da ESP/MG e analisar como os cursos desenvolvidos nas ETS/CEPT/Unimontes e ESP/MG promovem a integração ensino-escola. O estudo visa ainda verificar de que forma a integração ensino-escola efetivada na ETS/CEPT/Unimontes e na ESP/MG tem contribuído para a melhoria da qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde. 

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